Folha de S. Paulo


Lista apresentada pela Siemens tem 18 empresas e 23 executivos

A Siemens apresentou às autoridades a lista de 18 empresas --algumas de um mesmo grupo-- e 23 executivos que teriam participado de cartel em licitações para compra de equipamento ferroviário, construção e manutenção de linhas de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal.

A relação tem subsidiárias de multinacionais como a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui. O conluio, diz o relatório do Cade, inclui ainda: TTrans, Tejofran, MGE, TCBR Tecnologia, Temoinsa, Iesa e Serveng-Civilsan.

Siemens diz que governo de São Paulo deu aval a cartel no metrô
Ex-secretário nega saber de cartel, mas diz que não há competição
Em meio a crise de confiança, Siemens troca dirigente

Ao colaborar com as autoridades, a Siemens entregou documentos e arquivos que comprovariam a prática de cartel em contratos de 1998 a 2007.

Signatário do acordo, o Cade investiga exclusivamente a formação de cartel. O acordo não prevê que a Siemens colabore para investigação de improbidade administrativa, mas apenas sobre crimes na área econômica.

Em São Paulo, existem dois inquéritos civis a cargo do Ministério Público que apura eventual desvios e fraude em licitações. Um, de 2010, investiga a atuação da Siemens em licitações e subcontratações. O outro é sobre a Alstom.

Mas não existe compromisso legal entre promotores e Siemens.Há, no entanto, uma promessa de o Cade transferir para a Promotoria documentos da investigação.


Endereço da página:

Links no texto: