Folha de S. Paulo


Manifestantes protestam diante de delegacia; veja vídeo de tumulto

Um grupo de manifestantes protestava na frente do 78º DP (Jardins), por volta das 22h20 desta quinta-feira, após o protesto realizado no início da noite e que resultou em dois princípios de confusão e na detenção de ao menos três pessoas.

O grupo, de cerca de 500 pessoas, que já fazia uma passeata pela avenida Paulista, resolveu voltar para a rua Augusta após as detenções. Os manifestantes seguiram pela Augusta até a rua Estados Unidos, onde fica a delegacia. O local está cercado pela polícia e não é permitida a passagem de carros.

Acompanhe as manifestações em tempo real
PM detém ao menos três pessoas durante protesto
Protesto faz comerciantes fecharem as portas em SP

O protesto começou às 18h, no viaduto do Chá, na frente da prefeitura, e acontece contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a Polícia Militar e o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). Muitos gritos de ordem também lembravam o desaparecimento de Amarildo de Souza, 43, que sumiu na Rocinha, no Rio.

Policiais militares acompanharam o ato, que começou de forma pacífica. "Orientei para que eles (manifestantes) não rechacem a atuação da PM. Na semana passada, não havia previsão de depredação e houve. Hoje, entendemos que temos que ficar mais próximos", disse o major Genivaldo Antonio.

Apesar das conversas entre PM e os manifestantes antes de começar a passeata, houve dois princípios de tumulto. Em um dos casos, a confusão começou quando um PM tirava fotos dos manifestantes que participam da passeata pela avenida Brigadeiro Luís Antonio, no centro de São Paulo.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Houve empurra-empurra e um PM da Rocam acabou golpeando uma garota, que foi socorrida por uma colega. O grupo então cercou policiais contra a parede e passou a jogar pedras. A marcha só seguiu quando outro grupo pediu calma e liberou os PMs cercados.

O outro princípio de tumulto ocorreu na Paulista, na altura da Bela Cintra, quando dois manifestantes picharam "Fora PM opressora" na parede de uma loja da Drogaria Onofre. Com isso, houve confusão e um grupo atirou bombas caseiras contra PMs. A Força Tática chegou a se posicionar, mas o comandante pediu calma.

Na sexta-feira (26), durante cerca de uma hora e meia, manifestantes depredaram 13 agências bancárias sem que policiais militares agissem. A PM só agiu depois que um carro da TV Record foi depredado.

Na terça-feira (30) um outro ato também teve vandalismo. Ao todo, 20 pessoas foram detidas, sendo que 15 foram liberadas após averiguação. Cinco são suspeitas de depredar um carro da Rota (tropa de elite da PM).


Endereço da página:

Links no texto: