Folha de S. Paulo


Protesto faz comerciantes fecharem as portas na região central de SP

Vários comerciantes fecharam as portas na noite desta terça-feira devido ao protesto que acontece na região central de São Paulo, contra o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e contra o desaparecimento de Amarildo de Souza, 43, que desapareceu após uma abordagem policial na Rocinha, no Rio.

Por volta das 19h40, os manifestantes, que seguiam pela avenida 23 de Maio, decidiram acessar a rua Pedroso e depois a avenida Brigadeiro Luís Antônio, que estava fechada no sentido Paulista. O ponto final da passeata, porém, não foi informado pelos organizadores.

Acompanhe as manifestações em tempo real

O grupo se concentrou no viaduto do Chá, na frente da Prefeitura de São Paulo, onde os organizadores negociaram com a Polícia Militar para tentar evitar novos atos de vandalismo e confrontos, como os registrados nas últimas sexta (26) e terça-feira (30).

Policiais militares acompanham o ato ao lado dos manifestantes. "Orientei para que eles (manifestantes) não rechacem a atuação da PM. Na semana passada, não havia previsão de depredação e houve. Hoje, entendemos que temos que ficar mais próximos", disse o major Genivaldo Antonio, que comanda a ação.

"Estamos fazendo uma ação reforçada não só aqui, mas na avenida Paulista também", afirmou o major. Além de 50 policiais militares no centro, há policiais na Paulista e na rua Augusta. Um helicóptero Águia, da PM, também acompanha o protesto.

"A questão do vandalismo é muito moralista na nossa opinião. O vandalismo é necessário. Não agimos contra o patrimônio público, como a mídia coloca, nosso alvo são os acumuladores de capital", afirma jovem manifestante. Cobrindo o rosto, ele preferiu não se identificar.

Na terça-feira, o ato começou de forma pacífica, mas passou a ter depredação de agências bancárias e lojas quando o grupo passou pela Rebouças. Ao todo, 20 pessoas foram detidas, sendo que 15 foram liberadas após averiguação. As outras cinco são suspeitas de depredar um carro da Rota (tropa de elite da PM).


Endereço da página:

Links no texto: