Folha de S. Paulo


Centro de São Paulo inaugura primeira praça com wi-fi grátis da cidade

Quem passou pela praça Dom José Gaspar, na região central de São Paulo, na tarde desta quinta-feira, pôde assistir a vídeos, baixar aplicativos e outras ações com mais velocidade em dispositivos. A melhor parte da história é que é tudo de graça.

Isso ocorreu após a prefeitura inaugurar a primeira rede do Projeto Praças Digitais, com sinal wi-fi gratuito para a população, por volta das 14h. Segundo a Secretaria de Serviços do município, o sistema ficará em fase de testes durante 30 dias, quando uma empresa --a ser escolhida por meio de licitação-- assumirá o comando da operação.

Veja lista de praças que devem ter sinal wi-fi grátis até o fim de outubro

A fase de testes servirá para corrigir possíveis falhas e analisar se é necessário ampliar a capacidade do sistema, de acordo com a demanda. Atualmente, o wi-fi instalado na praça consegue oferecer uma conexão de 512 kbps para download e upload por usuário.

Qualquer pessoa que tiver um dispositivo móvel, como celular, notebook e tablet, com acesso à internet por meio da rede sem fio pode usar livremente o sistema sem a necessidade de senhas. A estimativa é que o sistema instalado para testes consiga atender entre 100 e 120 pessoas simultaneamente.

A previsão da prefeitura é que outras 120 praças de 96 distritos recebam o sinal wi-fi até o fim de outubro. O prestador de serviço não está autorizado a filtrar o tráfego por IP (endereço do dispositivo) de origem ou de destino, por aplicação ou por conteúdo.

Os usuários poderão enviar dúvidas e sugestões pelo Twitter (@wifi_livre) e pelo Facebook (Wifi_Livre).


Endereço da página:

Links no texto: