Folha de S. Paulo


'Acha que depois tomei um copo de sangue?', diz réu do Carandiru

Em um interrogatório que já ultrapassa quatro horas de duração, o tenente-coronel da Polícia Militar Salvador Modesto Madia afirmou que ao entrar no Pavilhão 9, na noite do Massacre do Carandiru, viu combates entre presos e policiais nos corredores e passou por barreiras de corpos.

"Foi a maior adrenalina pela qual passei na vida", afirmou ele ao juiz Rodrigo Tellini de Aguirre Camargo. "O senhor pensa que naquela noite voltei para casa feliz e tomei um copo de sangue [para comemorar]?"

'Entrei, confrontei inimigos, atirei', diz major no júri do Carandiru
PMs decidem ficar calados no júri sobre o massacre do Carandiru
Coronel que comandou tropa admite despreparo da PM no caso

Tenente da Rota (tropa de elite da PM) na época e integrante do grupo que ingressou no segundo andar da Casa de Detenção no dia, ele afirmou que não sabe quem foi responsável pela morte dos 73 presos daquele andar.

"Eu entrei, não nego. Meus homens também. Nós assumimos que atiramos. Mas gostaria que o senhor falasse em quem eu dei um tiro e se essa pessoa morreu".

Assim como outros oficiais que falaram até o momento, Madia disse que a ação durou apenas 15 minutos e que, nesse período não era possível matar 73 pessoas.

Nos questionamentos, os promotores Fernando Pereira da Silva e Eduardo Olavo Canto Neto quiseram mostrar aos jurados que o tenente-coronel já passou por outros episódios de violência na carreira.

Após o depoimento de Madia, deverão ocorrer os debates entre acusação e defesa, antes dos jurados decidirem o futuro dos 25 policiais militares acusados de matar 73 dos 111 presos mortos durante o massacre. Os PMs julgados nessa etapa atuaram no segundo andar do presídio.

A primeira fase aconteceu em abril e resultou na condenação de 23 PMs. Apenas três policiais foram absolvidos na ocasião --sendo dois porque não haveria indícios de participação e outro que teria agido em outro andar do presídio.

Os 25 que estão sendo julgados nesta semana eram da Rota. Inicialmente, foi informado que seriam 26 acusados julgados nessa segunda etapa do júri, mas o Tribunal de Justiça corrigiu a informação e afirmou que um acusado morreu antes do julgamento.


Endereço da página:

Links no texto: