Folha de S. Paulo


Baixa umidade do ar deixa São Paulo em estado de atenção

A cidade de São Paulo entrou em estado de atenção por conta da baixa umidade do ar na capital. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, o índice ficou em 30%, número considerado ruim.

Segundo o CGE, a umidade do ar deve chegar 22% ainda na tarde de hoje. Os próximos dias também terão índices baixos.

Segundo estudo da Unicamp, índices de umidade relativa do ar inferiores a 30% caracterizam estado de atenção; de 19% a 12%, estado de alerta; e abaixo de 12%, estado de emergência. O deserto do Saara registra em média umidades entre os 10% e 15%.

Como consequência do tempo seco, algumas pessoas podem sofrer ressecamento de mucosas do nariz e da garganta, sangramento no nariz, ter tosse, dificuldade para respirar, rinite e crises de asma e irritação dos olhos por ressecamento, com vermelhidão e sensação de areia nos olhos, entre outros sintomas.

Com umidade abaixo dos 30%, as recomendações são evitar exercícios físicos ao ar livre das 11h às 15h e umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água. A Defesa Civil também orienta permanecer em locais protegidos do sol e consumir bastante água.

Luiz Carlos Murauskas/Folhapress
Poluição e clima seco forma uma faixa escura no céu de São Paulo, vista do Alto do Mandaqui, zona norte
Poluição e clima seco forma uma faixa escura no céu de São Paulo, vista do Alto do Mandaqui, zona norte

Endereço da página: