Folha de S. Paulo


Procon recua e libera Avianca para vender passagens em PE

Depois de horas de negociação, o Procon de Pernambuco recuou e decidiu, na noite de quarta-feira (31), liberar a Avianca para voltar a vender passagens aéreas a partir de Pernambuco.

A empresa havia sido punida por causa de uma sucessão de atrasos num voo que deveria ter seguido para São Paulo na manhã de domingo (28), mas acabou cancelado no fim da noite de segunda-feira (29).

Procon proíbe Avianca de vender passagens para voos a partir de PE

A companhia estava proibida de vender bilhetes para voos que saíssem do Estado durante oito dias, a partir de terça-feira (30).

A determinação só passou a ser cumprida na quarta-feira. A reportagem tentou, sem sucesso, comprar passagens no guichê da companhia, pela internet e pela central telefônica.

Segundo o Procon, a Avianca explicou que os cancelamentos aconteceram por questão de segurança, pois havia problema nas palhetas da turbina do avião.

A companhia e o órgão firmaram um Compromisso de Ajustamento de Conduta, pelo qual a Avianca se comprometeu a reembolsar os passageiros que não foram embarcados em outros voos.

A empresa também se comprometeu a atender a resolução da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que estabelece regras para casos de atraso e cancelamento.

A Avianca terá que pagar multa de R$ 200 mil. O dinheiro será destinado ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor, segundo o Procon.

A Anac ainda investiga o caso e pode aplicar nova multa à companhia.

A reportagem não conseguiu contato com a Avianca na manhã desta quinta-feira (1).


Endereço da página:

Links no texto: