Folha de S. Paulo


Confronto entre sindicalistas acaba com 2 baleados e 28 detidos no ES

Um confronto entre sindicalistas em Vitória (ES) na manhã desta quarta-feira (31) terminou com dois motoristas de ônibus baleados e 28 pessoas detidas. Segundo a Polícia Militar, o desentendimento começou após cerca de 70 rodoviários tentarem invadir a sede do sindicato da categoria, o Sindirodoviários-ES.

Houve tiros e bombas caseiras foram arremessadas contra o grupo por outros sindicalistas. A PM interveio e 28 pessoas, uma delas armada com uma pistola, foram detidas.

Briga por poder no sindicato de motoristas de SP já matou 16 em 20 anos

A PM apreendeu ainda munição de arma de fogo e uma caixa com dez bombas caseiras na sede do sindicato. Atingidos nos braços e nas pernas, os dois homens baleados foram encaminhados ao hospital São Lucas e não correm risco de morrer.

Os manifestantes apontam irregularidades na votação que reelegeu a atual diretoria da entidade, no último dia 21 de junho.

O diretor do Sindirodoviários-ES, Edson Bastos, nega as acusações. "O problema é que não concordaram com a derrota e estão tentando tomar o sindicato na marra", afirmou. Sobre o homem preso, ele disse se tratar de um rodoviário afastado do trabalho por problemas psiquiátricos e que está sendo usado como "bode expiatório".

Sobre as armas apreendidas na sede do órgão, o dirigente afirmou que o acesso à sede é livre e que o material pode ter sido levado por qualquer pessoa, negando relação do material com sua gestão.

Durante a confusão, o trânsito nas imediações chegou a ser interrompido por alguns minutos, mas não houve suspensão do serviço de transporte coletivo, segundo a Companhia de Transportes Urbanos da Grande Vitória.

Na última quinta-feira (25), motoristas que se opõem à atual direção do sindicato chegaram a interromper o trânsito no centro de Vitória para protestar contra as supostas fraudes na eleição do Sindirodoviários.

O grupo ainda não decidiu se irá realizar um novo protesto nesta quinta-feira (1º). Uma liminar concedida pela Justiça fixou multa de R$ 1.000 à chapa da oposição caso haja paralisação no serviço de transporte coletivo.

OUTRO CASO

No início de julho, um confronto em frente ao sindicato dos motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo deixou ao menos dez feridos --um deles baleado e internado na UTI com traumatismo craniano.

Como em Vitória, a confusão também foi motivada por uma disputa pelo controle do sindicato. Houve tiroteio, rojões e a polícia teve de disparar bombas de efeito moral para controlar a situação.


Endereço da página:

Links no texto: