Folha de S. Paulo


Médicos fazem passeata em direção à avenida Paulista, em SP

Cerca de 300 médicos fazem uma manifestação na avenida Brigadeiro Luis Antonio, região central de São Paulo, na tarde desta quarta-feira. Segundo a organização do ato, eles vão caminhar até a avenida Paulista, onde vão se encontrar com outros grupos para reforçar a manifestação.

Às 18h, a faixa da via no sentido avenida Paulista estava interditada pelo protesto, o que prejudicou o trânsito na região. No horário, o bloqueio ocorria na altura da rua Conselheiro Ramalho.

Segundo dia de protesto de médicos tem paralisação em 21 Estados e DF

Este é o terceiro protesto da categoria desde o início do mês. A principal reivindicação do grupo é contra o Mais Médicos, do governo federal. O programa prevê importar profissionais da saúde de outros países e ampliar em dois anos os cursos de medicina.

Eles também pedem melhores condições de trabalho, aumento da verba destinada ao SUS (Sistema Único de Saúde), abertura de novas vagas de graduação e para residentes em áreas necessitadas do país, entre outros.

A manifestação é pacífica, mas é acompanhada de perto pela Polícia Militar. O carro de som usado pelos manifestantes agitar o protesto carregava um boneco gigante, com peruca e jaleco, para simbolizar a saúde pública.

Os manifestantes entoavam gritos contra o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a presidente Dilma Rousseff. Eles também carregavam caixões com os rostos deles estampados. Um dos gritos mais entoados era: "Dilma, cai na real, não falta médicos, o que falta é hospital".


Endereço da página:

Links no texto: