Folha de S. Paulo


Número de brasileiros impedidos de entrar na Espanha cai 64%

No ano passado, 510 brasileiros foram barrados ao tentar ingressar em território espanhol. O número representa uma queda de 63,6% em comparação a 2011, quando 1.402 pessoas nascidas no Brasil foram impedidas de entrar na Espanha.

O ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) citou os números nesta terça-feira ao ser questionado sobre a entrada negada de quatro brasileiros na Espanha, no último domingo.

"O consulado-geral [do Brasil em Madri] verificou que nos quatro casos os brasileiros não reuniam os requisitos necessários para admissão no território espanhol. Como a companhia aérea que os transportou opera somente três voos semanais, eles aguardaram até hoje para retornar ao Brasil", explicou o ministro em coletiva de imprensa.

O chanceler lembrou que desde o primeiro semestre do ano passado, os dois países estabeleceram mecanismo para que as autoridades sejam avisadas de casos de inadmissão. "Desde o início do mecanismo de monitoramento (...) não identificamos caso de abuso por parte das autoridades migratórias espanholas", disse Patriota.

Em 2007, auge da crise entre os países, a quantidade de barrados chegou a 3.013. Em junho do ano passado, a Espanha anunciou uma redução de critérios exigidos para ingresso em seu território.

A carta-convite a ser apresentada por brasileiros em viagem ao país europeu, por exemplo, ficou mais simples. A mudança das regras aconteceu quatro meses depois de o Brasil endurecer as regras para entrada de espanhóis no país, exigindo os mesmos documentos pedidos para brasileiros no país europeu.


Endereço da página: