Folha de S. Paulo


Prefeito de BH cede e decide receber movimentos sem-teto

Integrantes de movimentos sem-teto que há dois dias ocupam o hall da Prefeitura de Belo Horizonte conseguiram agendar uma reunião com o prefeito Marcio Lacerda (PSB) no início da tarde desta terça-feira.

"Foi uma vitória do movimento. Vamos nos reunir com o prefeito para colocar as nossas pautas", disse Natália Alves, do MLB (Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas).

Lacerda havia agendado a reunião para o próximo dia 8, mas as pressões do lado de dentro e de fora da prefeitura, inclusive com acampamento armado na avenida Afonso Pena, uma das principais da cidade, levou ao adiantamento do encontro.

A integrante do MLB disse que a reunião marcada para o dia 8 pelo prefeito já era uma reunião da agenda do Conselho de Moradia. Portanto, segundo ela, não era para tratar da pauta desses movimentos, que envolvem cerca de 5.000 pessoas.

Aproximadamente cem pessoas, segundo Alves, se reuniam dentro do prédio da prefeitura às 13h50. Do lado de fora estavam outras cerca de 200 pessoas.

O prédio da prefeitura está fechado. Ninguém entra. Todos os funcionários foram dispensados do trabalho nesta terça-feira.

Na noite de segunda-feira (29), após muita pressão dos manifestantes, a prefeitura permitiu que chegassem alimentos para as pessoas que estão dentro do prédio. Houve um início de tumulto entre manifestantes e Guarda Municipal, que usou spray de gás de pimenta. Ninguém se feriu.

A prefeitura já obteve uma liminar de reintegração de posse. Para a reunião da tarde, uma comissão dos manifestantes deixará o prédio para ir até a sede da Urbel (Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte), mas deve voltar para informar aos demais manifestantes o resultado do encontro.

Também vai continuar bloqueada, segundo os manifestantes, a avenida Afonso Pena, no sentido zona sul. O trânsito no centro da cidade ficou bastante congestionado ao longo da manhã.


Endereço da página: