Folha de S. Paulo


Médicos marcam para 4ª novo ato contra o programa Mais Médicos

Entidades médicas devem fazer uma nova manifestação na próxima quarta-feira (31) contra o programa do governo federal que quer trazer médicos do exterior para que trabalhem no SUS (Sistema Único de Saúde). A manifestação poderá paralisar serviços, mantendo a urgência e emergência.

Segundo a Fenam (Federação Nacional dos Médicos), o ato deve ocorrer em 20 Estados e no Distrito Federal. Os sindicatos de cada Estado, porém, têm autonomia para decidir como será o protesto, podendo haver manifestação, suspensão de serviços ou apenas orientação aos pacientes sobre a crise na saúde.

Balanço do Mais Médicos confirma 'decepção dos candidatos', diz CFM
Mais Médicos cobre 30% da demanda das cidades, aponta balanço
Sem médicos perto, mães da fronteira dão à luz no Uruguai

No caso de São Paulo, os profissionais devem fazer uma passeata com concentração a partir das 16h na sede da Associação Paulista de Medicina --rua Francisca Miquelina, 67, na Sé--, seguindo pela av. Brigadeiro Luiz Antônio, Paulista e pela rua da Consolação até a sede do Cremesp (conselho regional de medicina), no número 753 da via.

A APM (Associação Paulista de Medicina) afirma que além do programa Mais Médicos, a categoria é contra também a abertura de mais vagas em escolas médicas, o acréscimo de dois anos na duração dos cursos de medicina e os vetos da presidência ao Ato Médico.

Em alguns Estados, o ato começará já na terça-feira, como no Amazonas, Ceará, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Esse é o terceiro ato da categoria contra as ações do governo federal. Os outros dois ocorreram nos duas 3 e 23 de julho. A Fenam afirma que será realizada uma avaliação das reivindicações da categoria após 10 de agosto e, caso não haja avanços no movimento, poderá ser decretada greve por tempo indeterminado.


Endereço da página:

Links no texto: