Folha de S. Paulo


Após passeata, Ministério Público recebe delegados em SP

Após uma passeata pelo centro de São Paulo, delegados foram recebidos por assessores do procurador-geral de Justiça, Márcio Elias Rosa, na tarde desta segunda-feira (29). A passeata é um protesto contra a prisão do delegado Clemente Calvo Castilhone Júnior em uma operação contra a corrupção no Denarc (departamento de narcóticos) coordenada pelo Ministério Público.

A reunião ocorreu após cerca a passeata chegar à sede do prédio do Ministério Público, na rua Riachuelo. Uma comissão de três delegados foi recebida por Luiz Henrique Dal Poz, chefe de gabinete de Rosa. A reunião durou cerca de 30 minutos e, segundo ambas as partes, ficou decidido que serão realizadas reuniõs mais frequentes para aproximas as duas instituições e ampliar ações conjuntas.

Durante o protesto de hoje, cerca de 200 delegados caminharam pelas ruas da região central de São Paulo. A principal pauta do protesto foi a operação que prendeu o chefe de inteligência do Denarc, no último dia 15 de junho.

Segundo os delegados, as prisões foram ilegais e sem provas. Após ficar quatro dias detido, Castilhone Júnior foi solto a pedido do próprio Ministério Público, que afirmou que não havia sido comprovada a tese de que ele teria dado informações para o grupo de policiais que extorquia traficantes. No entanto, o promotor José Cláudio Tadeu Baglio afirmou que a prisão foi de Castilhone foi "drástica, mas absolutamente necessária".

"Queremos mostrar nossa indignação e revolta com a prisão de inocentes e com atos ilegais do Ministério Público", disse Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro, presidente da Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo).

No total, foram presos dois delegados, nove policiais e ex-policiais do Denarc e dois investigadores do 10º DP de Campinas.

A manifestação desta segunda-feira também marcou o posicionamento contrário da categoria ao poder de investigação criminal do Ministério Público. Eles argumentam que os promotores não são fiscalizados por órgão externo, o que dá margem a excessos.

A passeata, percorreu as ruas do centro e terminou em frente a sede do Ministério Público, por volta das 17h. Lá, além da reunião com assessores, os delegados discursaram e cantaram o hino nacional.

André Monteiro/Folhapress
Em passeata pelo centro, delegados param em frente ao prédio da Secretaria da Segurança Pública, na rua Líbero Badaró
Em passeata pelo centro, delegados param em frente ao prédio da Secretaria da Segurança Pública, na rua Líbero Badaró

Endereço da página: