Folha de S. Paulo


Mercadante pede 'generosidade' com cidades que tiveram IDH baixo

O ministro Aloizio Mercadante (Educação) disse nesta segunda-feira que as cidades com os piores Índices Desenvolvimento Humano no Brasil merecem um "olhar generoso" porque houve uma melhora, apesar da baixa qualidade.

A ONU (Organização das Nações Unidas) lançou nesta segunda-feira o Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013, com dados sobre os municípios brasileiros.

Uma em cada três cidades do Brasil tem índice de desenvolvimento alto

Mercadante usou como exemplo a cidade paraense de Melgaço, que teve a pior nota, com 0,418 --quanto mais próximo de 1, melhor. "Essa deve ser nossa prioridade, diminuir a desigualdade regional e não olhar só para quem está em cima, mas olha com mais atenção e generosidade também para quem está embaixo", disse.

O ministro pediu "atenção" e "cuidado" para a imprensa em relação às cidades com os piores índices, em razão da "autoestima e motivação dos gestores".

Disparando uma série de índices do Ministério da Educação, Mercadante destacou que, apesar da baixa nota, Melgaço vem melhorando. Como exemplo, o ministro disse que em 2005 o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) da cidade, nos anos iniciais, era de 1,6 e em 2011, foi para 3,6.

O ministro disse que o futuro é "muito promissor" porque, mesmo nas cidades com baixo índice, a evolução é "impressionante". "Se a gente olhar um pouco mais a fundo os critérios, temos que olhar de onde essas cidades partiram. Tem uma disparidade muito grande no Brasil, mas mesmo naquelas que estão longe do ideal estão evoluindo numa velocidade impressionante e isso deve ser registrado", afirmou.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: