Folha de S. Paulo


Parada gay reúne 3.000 no interior de SP, segundo PM

A parada gay de São José do Rio Preto (a 438 km de São Paulo) reuniu um público de 3.000 pessoas neste domingo (28), segundo a Polícia Militar. A organização estima pelo menos 15 mil participantes.

O evento, que já acontece há 15 anos na cidade, teve como tema "sexualidade não é opção".

"Nós não escolhemos ser gays, lésbicas, travestis. A sexualidade é uma identidade de gênero, e não uma opção", explica a organizadora da parada Abigail Rosseline, 37.

O evento começou por volta das 13h, quando manifestantes se concentraram na frente do prédio da prefeitura, no centro da cidade. O desfile seguiu pelos três quilômetros da avenida Alberto Andaló até a o Centro Regional de Eventos, na avenida José Munia.

Ali houve shows de personalidades da cena gay, como o transformista Léo Áquila.

"Foi uma das paradas mais organizadas que eu já vi e uma das mais engajadas", conta o artista que cantou composições próprias como a música "Aqui Para Você", dedicada ao deputado federal Marco Feliciano (PSC-SP).

O parlamentar, que lidera a Comissão de Direitos Humanos da Câmara desde o início do ano, levantou polêmica ao defender o projeto da "cura gay", que permite a psicólogos promover tratamento com o objetivo de curar a homossexualidade.

"O refão diz: 'eu estou cantando a minha verdade para passar uma mensagem, mas se você não quer entender, aqui pra você'. O povo da parada foi ao delírio, porque todo mundo entendeu, né?", conta Áquila.


Endereço da página: