Folha de S. Paulo


Manifestantes usam ônibus para fechar pista da av. 23 de Maio

Um grupo de manifestantes parou um ônibus que tentava passar pela avenida 23 de Maio, na região central de São Paulo, por volta das 20h desta quinta-feira, e o usou para fechar a pista sentido aeroporto da via. O bloqueio durou apenas alguns minutos até que o motorista do coletivo conseguiu sair do local.

A pista sentido Santana, porém, permanecia fechada por volta das 20h20 por cerca de 500 manifestantes que protestam contra o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e a repressão policial ocorrida durante a visita do papa Francisco. A avenida Paulista, que tinha sido fechada mais cedo, já estava liberada.

Manifestantes depredam e picham agências bancárias da av. Paulista

O ato começou de forma pacífica no início da noite, no vão livre do Masp. Algumas pessoas, porém, passaram a pichar agências bancárias, estações de metrô, semáforos e até carros que passavam pelo local. Poucos policiais passavam pelo local e evitavam reprimir os atos de vandalismo.

Convocada pelo Facebook, a manifestação tem punks e integrantes dos black blocs. O protesto nomeado "apoio aos irmãos e irmãs Cariocas" foi anunciado também nas redes sociais em outras capitais, como Belo Horizonte, Florianópolis e Salvador.

Os manifestantes também pedem explicações para o sumiço do pedreiro Amarildo Dias da Silva, 42, que desapareceu após uma ação policial na favela da Rocinha. Ele desapareceu após ser levado por policiais militares de uma UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).


Endereço da página:

Links no texto: