Folha de S. Paulo


Prevenção a tubarão em Pernambuco volta após morte de turista

Dois dias após a morte de uma turista paulista na praia de Boa Viagem, o governo de Pernambuco retomou ontem o convênio para captura de tubarões na orla, que já reduziu em quase 95% o número de ataques no Estado.

A apreensão dos animais, que ocorria desde junho de 2004, estava parada desde dezembro. O governo Eduardo Campos (PSB) diz que problemas burocráticos atrasaram a liberação de R$ 1,8 milhão destinados ao convênio.

Ataque de tubarão afasta banhistas de praia no Recife
Após tubarão matar jovem, promotor quer vetar banho de mar
Família de turista morta no Recife diz que vai processar Estado

A ação é coordenada pela ONG Instituto Oceanário que, junto com a UFRPE (Universidade Federal Rural de Pernambuco) e órgãos estaduais, compõe o Cemit (Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões).

De acordo com o comitê, durante os 81 meses em que houve pesca de tubarões, cerca de 400 animais foram capturados -86 de espécies agressivas. Nesse período ocorreram dois ataques, média de 0,02 por mês. Em 30 meses sem o serviço, foram 11 ataques, média de 0,36 ao mês.

Crédito: Diário de Pernambuco / Yylloo Alves

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Desde 2006, os tubarões capturados vivos são catalogados, marcados com localizadores e soltos em alto-mar.
"Conseguimos reduzir o risco de ataque sem impacto ambiental significativo", disse o engenheiro de pesca Fábio Hazin, da UFRPE e do Comitê de Pesca da ONU.

A Secretaria de Defesa Social afirma que novas regras atrasaram a liberação da verba e negou que o repasse tenha ocorrido só agora por causa da morte da turista Bruna Gobbi, 18.

O repasse foi autorizado no início deste mês, disse o secretário Wilson Damázio.

O governo informou que não irá acatar a recomendação feita pelo Ministério Público de proibir o banho de mar no Grande Recife.

Editoria de arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: