Folha de S. Paulo


Após protesto, manifestantes ocupam Assembleia em João Pessoa

Cerca de 50 manifestantes ocuparam no final da tarde desta quarta-feira (24) a Assembleia Legislativa da Paraíba após um protesto em uma praça em frente ao local.

O grupo entrou no edifício por volta das 17h. Em seguida, manifestantes seguiram para o plenário da Casa e espalharam faixas pelo local. De acordo com informações da Polícia Militar, o movimento ocorreu de forma pacífica.

Segundo a Assembleia, manifestantes informaram que pretendem pernoitar no plenário. Eles reivindicam passe livre no transporte público e a instalação de uma CPI para apurar denúncias envolvendo o "Jampa Digital".

O programa, que promete oferecer internet grátis em João Pessoa, é investigado pela Polícia Federal há mais de um ano por suspeita de desvio de verbas, superfaturamento e fraude em licitação.

Inquérito da Polícia Federal, ao que a Folha teve acesso na última semana, apontou superfaturamento de cerca de R$ 1,6 milhão no programa.

Destes, segundo a PF, R$ 1,1 milhão serviram para pagar a empresa do publicitário Duda Mendonça pela campanha de 2010 do atual governador Ricardo Coutinho (PSB-PB), por meio de empresas fantasmas.

O vice-governador Rômulo Gouveia (PSD) também é investigado no caso. O governo da Paraíba nega a participação de ambos no esquema.

Agora, após as denúncias, os manifestantes que invadiram a Assembleia pedem para encontrar o governador.

A Assembleia Legislativa informou que planeja uma reunião nesta quinta-feira (25) entre manifestantes e alguns deputados para discutir a possibilidade de uma CPI para investigar o caso.

Antes de ocupar a Assembleia, o grupo realizou um protesto na Praça dos Três Poderes, segundo a Polícia Militar. Ainda não há estimativa de quantas pessoas participaram do ato.


Endereço da página:

Links no texto: