Folha de S. Paulo


PMs são afastados sob suspeita de tortura e estupro no interior de SP

Catorze policiais militares foram afastados de suas atividades por serem suspeitos de terem cometido lesão corporal, estupro e tortura contra seis pessoas em São José dos Campos (a 97 km de São Paulo).

Segundo a Corregedoria, os quatro homens e duas mulheres foram torturados, as mulheres foram obrigadas a fazer sexo oral e um dos homens foi empalado. As agressões foram confirmadas por meio de laudos e exames de corpo de delito.

Moradora do Pinheirinho acusa PMs de abuso sexual

Os crimes foram cometidos em 22 de janeiro de 2012, mesma data em que ocorreu a desocupação da comunidade conhecida como Pinheirinho. As investigações que levaram ao afastamento dos PMs começaram após denúncia da Folha, em fevereiro do ano passado.

Dentre os policiais afastados estão 13 que atuavam na Rota e outro do centro de operações de São José dos Campos. Eles não atuaram na desocupação do Pinheirinho, mas os policiais da Rota estavam na cidade para reforçar o policiamento local, que estava concentrado na reintegração.

As seis vítimas teriam sido abordadas pelos policiais no bairro Campo dos Alemães, a cerca de 3 km do Pinheirinho, por volta das 23h30. Três delas estavam na rua e foram abordadas por policiais que alegaram uso de drogas. As demais pessoas correram e foram para uma casa, onde foram detidas.

Na casa, os policiais teriam feito pressão psicológica e agressões para que entregassem drogas. Apuração posterior, porém, apontou que eles não eram traficantes.

Os policiais negaram os crimes durante depoimentos. Eles afirmaram que se tratava de uma ação de apreensão de drogas. O operação, no entanto, durou em torno de quatro horas. Durante a ação, foram apreendias uma espingarda calibre 12 e uma quantidade de maconha não revelada

Os PMs foram indiciados hoje pelos crimes. Eles também respondem a um processo administrativo que pode levar a expulsão.


Endereço da página:

Links no texto: