Folha de S. Paulo


Análise: Mais gelo na Antártida pode explicar baixas temperaturas

A forte massa de ar polar traz queda acentuada das temperaturas a todo Sul e parte do Sudeste e do Centro-Oeste do país.

No transcorrer deste inverno, até agora, a temperatura mínima em São Paulo não havia baixado dos 10,2°C.

Onda de frio faz nevar em 37 cidades do Sul e deixa SP gelada hoje

Levantamento confirma que isso não é comum, visto que, de 1943 a 2012, só em cinco oportunidades as mínimas estiveram tão altas: 1984 (10,2°C em junho), 1991 (11,6°C), 2002 (12,8°C), 2005 (11,7°C) e 2012 (11,7°C).

Como a previsão indica mínimas inferiores a pelo menos 7°C na cidade de São Paulo, o paulistano, que já não estava mais acostumado às baixas temperaturas, sentirá ainda mais o impacto.

Nas tardes de hoje e amanhã, a temperatura na capital paulista deve estar próxima dos 10°C, o que é relativamente raro, ainda mais em dias consecutivos.

Uma peculiaridade agora é a neve no Sul. Áreas de baixa altitude dos Estados do Sul já tiveram ocorrência de neve e podem voltar a ter hoje.

Há possibilidade de neve na região metropolitana de Porto Alegre hoje, fato raro.

Um dos fatores para a intensidade desta onda de frio, especialmente no Sul, poderia ser a cobertura de gelo na Antártida que, neste inverno, é uma das maiores desde que começaram a ser feitas as medições por satélite, em 1979 --contrariando a tese do aquecimento global.

MARCELO SCHNEIDER é chefe da Seção de Previsão do Tempo do 7° distrito de meteorologia (abrange SP e MS).


Endereço da página:

Links no texto: