Folha de S. Paulo


Onda de frio faz nevar em 37 cidades do Sul e deixa SP gelada hoje

Uma onda de frio fez o Sul do país assistir a uma nevasca inédita há pelo menos 13 anos e deixará hoje o dia gelado nos principais municípios daquela região e em boa parte do Sudeste.

Previsões indicam que a cidade de São Paulo terá nesta terça-feira o dia mais frio do ano (mínima de 8ºC), podendo até bater o recorde de 12 anos (5,9ºC) na quarta-feira.

Análise: Mais gelo na Antártida pode explicar baixas temperaturas

Ontem, nevou em 37 cidades, um recorde desde 2000, quando as medições passaram a ser feitas com o grau de precisão atual.

Em Santa Catarina, 28 municípios registraram o fenômeno. No Rio Grande do Sul, nevou em sete cidades. No sul do Paraná, em outras duas.

A explicação para a onda de frio e para a neve está em uma combinação de fatores, segundo meteorologistas.

Uma massa de ar seco e frio, de origem polar, está atuando sobre o Sul e, agora, sobre o Sudeste.

O encontro dessa massa com áreas de instabilidade, que provocaram chuva e trouxeram umidade, favoreceram a ocorrência de neve.

Joel Vargas Auzani/Leitor
Baixa temperatura fez nevar em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul
Baixa temperatura fez nevar em São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul

Ontem, em São Joaquim, cidade da serra catarinense conhecida pelas baixas temperaturas, os termômetros chegaram a -1,8ºC. Os hotéis da cidade estão lotados.

Em duas cidades do meio-oeste de Santa Catarina, prefeituras decidiram suspender as atividades das escolas devido ao frio e pelo menos 3.500 alunos ficaram sem aula.

Em Santa Cecília, cidade de 16 mil habitantes, a administração aconselhou os estudantes a ficarem em casa até quinta. As salas de aula não têm aquecimento.

"A gente é acostumado com frio, mas não tão intenso. A sensação está terrível", justificou o secretário da Educação, Lulo Agostini.

O fenômeno alterou a rotina nas estradas catarinenses. Na SC-112, entre as cidades de Urupema e Rio Rufino, policiais chegaram a despejar sal na pista para forçar o descongelamento do gelo.

A temperatura em algumas cidades de Santa Catarina pode chegar hoje a -10ºC.

No Paraná, pode nevar até em Curitiba, onde o fenômeno não ocorre desde 1975. No fim da tarde de ontem, houve neve de baixa intensidade em Palmas e General Carneiro.

Editoria de arte/Folhapress

SÃO PAULO

Na capital paulista, com a chegada da massa de ar frio, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê que a máxima registrada hoje não ultrapasse 14ºC.

De acordo com o instituto, a temperatura pode chegar a 4ºC entre a noite de hoje e a madrugada de amanhã.

Em agosto de 2003, o centro da cidade registrou uma temperatura mínima de 5,9ºC e, em setembro de 2006, 6,2°C. A menor temperatura registrada oficialmente na capital foi 0,8°C, em julho de 1994. Mas termômetros do Horto Florestal chegaram a marcar -1,8°C em 1971.

A prefeitura criou 3.000 vagas nos albergues, totalizando 12 mil, para atender moradores de rua. Eles poderão jantar e tomar café da manhã, receber um colchão, cobertor e kit de higiene pessoal.

O frio só deve diminuir um pouco a partir de sexta-feira.

Colaborou ESTELITA HASS CARAZZAI, de Curitiba


Endereço da página:

Links no texto: