Folha de S. Paulo


Membros do Movimento Passe Livre ocupam a Câmara de Salvador

Enquanto o prefeito ACM Neto (DEM) aguardava a chegada do papa Francisco no Rio de Janeiro, a Câmara Municipal de Salvador era ocupada por manifestantes do Movimento Passe Livre.

Ao todo, 14 integrantes do grupo aproveitaram uma sessão aberta no local nesta segunda-feira (22) para iniciar o protesto, que pede a redução da tarifa de ônibus da capital baiana de R$ 2,80 para R$ 2,50.

Dois manifestantes chegaram a se acorrentar nas galerias do plenário da Casa. Ainda há oito membros do chamado MPL-SSA do lado de fora.

Outra reivindicação era um encontro com ACM Neto, mas o prefeito está no Rio.

"Eu falei para eles que isso [o encontro nesta segunda-feira] só poderia ocorrer se o papa viesse para Salvador", afirmou o presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Câmara (PSDB).

Divulgação
Manifestantes ocupam Câmara Municipal de Salvador em protesto pela redução das tarifas do transporte público
Manifestantes ocupam Câmara Municipal de Salvador em protesto pela redução das tarifas do transporte público

Por meio de sua assessoria, o prefeito não informou se irá se reunir com o grupo nesta terça-feira (23), mas disse que sempre esteve à disposição para receber o movimento.

O presidente da Câmara disse ter oferecido toda a estrutura do espaço aos manifestantes, incluindo comida e bebida, e riu de uma solicitação do grupo: "Perguntaram se alguns poderiam trocar com quem estava do lado de fora. Eu disse que não. Quem está, fica".

Como o expediente da Casa já foi encerrado, a entrada e saída do prédio está sendo controlada pela Polícia Militar da Bahia. Eles não permitem que mais manifestantes entrem na Câmara.

As negociações entre a Câmara e o movimento duraram três horas. O grupo deve passar ao menos esta noite "acampado".

"O sr. prefeito de Salvador, que em campanha defendia ouvir a população, mostra hoje completo descaso e desrespeito às reivindicações desse movimento, que é de iniciativa popular", diz uma carta distribuída pelo MPL.

Procurada pela Folha, a prefeitura diz que estão "em fase de implantação várias medidas que estão na pauta do Passe Livre", como a implantação do Bilhete Único e a ampliação do programa de meia-passagem a todos os usuários aos domingos.

Ainda segundo a prefeitura, a reativação do Conselho Municipal de Transportes, a presença de ônibus 24 horas, uma nova licitação do sistema e outras melhorias "estão em fase final de elaboração".

A gestão ACM Neto diz ainda que já solicitou das empresas de ônibus suas planilhas de custos, mas, que na semana passada, elas pediram mais tempo para divulgar as informações, "o que vai acontecer nas próximas semanas". (NELSON BARROS NETO)


Endereço da página: