Folha de S. Paulo


Empresário morre após avião cair em campo de futebol em MG; veja vídeo

Um empresário de 44 anos morreu em uma queda de avião em um campo de futebol na cidade de Teófilo Otoni, a 452 km de Belo Horizonte, na tarde de sábado (20).

Segundo a Polícia Civil, o empresário Nicolas Timo Galama, que era proprietário e pilotava a aeronave, partiu da cidade de Itambacuri, a 30 km de Teófilo Otoni, aterrissou em uma pista próxima ao Aeroporto Juscelino Kubitschek, e pouco tempo depois de levantar voo foi perdendo a altitude e caiu em um campo de futebol na região do bairro São Cristovão.

Alguns moradores usavam o campo e conseguiram correr a tempo antes de serem atingidos. Eles viram o momento em que o avião caiu de "bico" no chão, informou a Polícia Militar.

O empresário, que é dono de uma empresa de tratores, pilotava por hobbie e tinha costume de fazer sempre o mesmo trajeto. A Polícia Civil investiga se a pista usada por ele em Itambacuri era clandestina.

"Quando eu estava indo para delegacia eu vi que o avião voava muito baixo. Ele propositalmente desviou da rodovia [BR-116] para cair no campo de futebol, que fica numa área mais afastada do perímetro urbano. Esse é um dos pontos que estamos investigando", disse o delegado João Augusto Ferraz de Araújo, da 1ª Delegacia Regional de Teófilo Otoni.

O empresário chegou a ser socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital, informou a Polícia Civil.

O policial militar aposentado Roberto Oscar Laure presenciou o momento em que o empresário era socorrido e fez um vídeo. As imagens mostram a aglomeração de moradores no local. Alguns ajudam os bombeiros a erguer o avião destroçado para a retirada do corpo.

Veja vídeo

De acordo com o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, o avião, de prefixo PU-GUE, era de pequeno porte e tinha capacidade para transportar apenas um passageiro. Segundo a ANAC (Agência Nacional de Aviação), a aeronave estava regularizada.

Por se tratar de um avião de pequeno porte as investigações para determinar as causas do acidente serão feitas pela Polícia Civil, informou o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos). Um Inquérito Policial foi aberto e vai apontar se o piloto estava com as documentações em dia e se a aeronave havia passado por manutenção.

Roberto Oscar Laure/Leitor
O piloto e empresário Nicolas Timo Galama, 44, morre após avião cair em campo de futebol em MG
O piloto e empresário Nicolas Timo Galama, 44, morre após avião cair em campo de futebol em MG

Endereço da página:

Links no texto: