Folha de S. Paulo


Retirada de manifestantes termina em confronto na Câmara de Natal

Um protesto na Câmara Municipal de Natal terminou em confronto na tarde desta quinta-feira (18). Guardas municipais que tentavam retirar um grupo de cerca de 30 manifestantes do prédio usaram spray de pimenta e, do lado de fora, policiais militares dispararam tiros de armas de fogo para o alto.

Após serem obrigados a deixar o local, os manifestantes cercaram o prédio por cerca de uma hora e 30 minutos, em protesto contra a prisão de um deles, no interior da Casa. No período, ninguém conseguiu entrar nem sair da Câmara.

Os vereadores já haviam deixado o local, mas ainda havia funcionários, que só saíram quando houve acordo e o manifestante detido deixou as dependências do Legislativo municipal com representantes da OAB-RN (Ordem dos Advogados do Brasil). Ele foi levado para a delegacia.

Até o início da noite, os manifestantes continuavam em frente à Câmara.

O pátio interno da Câmara estava invadido desde o final da manhã por membros da manifestação "Revolta do Busão", que cobra melhorias no sistema de transporte público.

O grupo reivindicava um prazo maior para debate em torno do projeto de licitação do transporte público na capital potiguar, que seria discutido e votado na próxima semana, em sessões extraordinárias.

Além disso, cobravam a redução da passagem de ônibus em Natal dos R$ 2,20 atuais para R$ 2 e a abertura de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar o Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos do RN).

Os vereadores, liderados pelo presidente da Casa, Albert Dickson (PP), disseram que a redução da tarifa só pode ser decidida pelo Executivo. Afirmaram também que a investigação do Seturn não pode ser feita porque o sindicato representa empresas privadas.

Sobre o projeto de licitação, os parlamentares aceitaram adiar a análise por mais cem dias, desde que a Câmara fosse desocupada. Os manifestantes receberam 20 minutos para decidir se deixavam o local. Foi quando teve início o confronto.

Danilo Sá/Folhapress
Protesto na Câmara de Natal termina em confronto entre manifestantes e policiais
Protesto na Câmara de Natal termina em confronto entre manifestantes e policiais

CONFRONTO

Ao fim do prazo, guardas municipais começaram a retirar a força os jovens que ainda estavam na Câmara, que não aceitaram a medida e tentaram reagir. A guarda utilizou spray de pimenta e tiros foram disparados para o alto por policiais militares que estavam do lado de fora do prédio. Houve correria.

Manifestantes que não quiseram se identificar mostraram à reportagem marcas de agressões sofridas.

Presente na Câmara durante o início da confusão, o vereador George Câmara (PC do B) disse que o presidente da Casa já havia feito o documento atendendo a reivindicação dos manifestantes quando o confronto começou. "Alguns já estavam se preparando para sair. Foi quando a Guarda começou a colocá-los para fora, dando início à confusão".

Em nota, a Câmara afirmou que, "mesmo após atender as reivindicações feitas pelo movimento, houve resistência e a Guarda Legislativa e a Guarda Municipal retiraram os manifestantes do local."

O Legislativo municipal disse que suspendeu a convocação para discutir o projeto de lei sobre a licitação dos transportes públicos e se prontificou a apresentar requerimento solicitando à Secretaria de Mobilidade Urbana e ao Seturn a apresentação de planilhas que detalhem o valor da tarifa de ônibus na cidade.

De acordo com a nota, "a única exigência feita pela Câmara foi a desocupação pacífica e voluntária do prédio".


Endereço da página: