Folha de S. Paulo


CPTM e lojistas entram em acordo para abertura da estação São Miguel

Em reunião realizada nesta terça (16), a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e os lojistas de São Miguel Paulista, na zona leste de São Paulo, entraram em acordo sobre a inauguração da nova estação do bairro.

A parada, que faz parte da linha 12-safira, entrará em operação no dia 29 de julho, quando será aberta a plataforma sentido Brás. Uma semana depois, passará a receber os trens que seguem para Calmon Viana, em Poá, na Grande São Paulo.

Comerciantes da zona leste de SP tentam adiar abertura de nova estação

A CPTM pretendia abrir a nova estação em junho, mas os comerciantes do bairro questionaram a ausência de um acesso para a rua Salvador de Medeiros, onde há dezenas de lojas e lanchonetes.

O grupo alega que a ausência da circulação dos passageiros pode derrubar as vendas em até 35% e gerar desemprego na região. Cerca de 15 mil pessoas embarcam diariamente na estação São Miguel.

O assunto foi levado até a Assembleia Legislativa no mês passado. Em audiência, a CPTM se comprometeu a não abrir a estação até apresentar uma proposta de alteração do projeto.

Na reunião que ocorreu nesta terça-feira, a estatal disse que planeja construir o acesso para a rua Salvador de Medeiros até dezembro --antes a previsão é que ela seria inaugurada em fevereiro de 2014. Entretanto, o projeto ainda depende de desapropriações e do processo de licitação.

Nos primeiros meses de operação, a estação terá saída apenas para a praça Aleixo Monteiro Mafra, conhecida como praça do Forró. A companhia planeja abrir em dezembro o acesso norte, que já teve as obras contratadas.

A nova estrutura conta com escadas rolantes, elevadores e plataformas mais largas, entre outras melhorias. A estação atual, erguida na década de 1980, deve ser demolida.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página:

Links no texto: