Folha de S. Paulo


Manifestantes acampam em obra contra construção de aquário em Fortaleza

Manifestantes acamparam no entorno da obra do Acquario Ceará, em Fortaleza, na noite de sexta-feira (12) para realizar uma ocupação de 24 horas no local em protesto contra a construção do projeto.

Obra polêmica no Ceará vai afastar turistas 'pedreiros', diz deputado

Cerca de 300 pessoas participaram do protesto na noite de sexta, mas somente cerca de 80 passaram a madrugada no local, de acordo com a Polícia Militar.

A ocupação está prevista para continuar até a noite deste sábado (13).

Os manifestantes realizaram atividades culturais, como malabares e apresentações musicais, colaram cartazes nos tapumes da obra do Acquario e fizeram debates sobre a obra.

O Acquario, projeto do governador Cid Gomes (PSB) para impulsionar o turismo no Estado, tem custo previsto de R$ 270 milhões e é visto pelos manifestantes como uma obra "faraônica" e desnecessária. "A seca, como fica? Aquário não!", dizia um dos cartazes.

Grupos diversos participam do protesto, como estudantes, integrantes do MST (Movimento dos Trabalhados Rurais Sem Terra) e moradores do Poço da Draga, bairro pobre localizado ao lado da obra do Acquario.

"Estão construindo o aquário, mas estamos aqui há 107 anos sem saneamento básico", afirmou Ivoneide Góis, 48, líder comunitária do Poço da Draga.

A segurança no local foi reforçada com policiais militares dentro da obra e no entorno, para impedir invasão e quebra-quebra. O protesto é pacífico e não houve confusão.

Após a onda de protestos, o governador Cid Gomes prometeu a realização de um plebiscito para consultar a população sobre a obra do Acquario mas, na última semana, o projeto foi arquivado na Assembleia Legislativa do Ceará. A Câmara Municipal também deve apreciar um projeto semelhante. (AGUIRRE TALENTO)

Reprodução
Maquete digital do Acquario Ceará, que deve ser inaugurado em 2014
Maquete digital do Acquario Ceará, que deve ser inaugurado em 2014

Endereço da página:

Links no texto: