Folha de S. Paulo


Manifestantes protestam em frente ao Palácio Guanabara, no Rio

Cerca de 500 pessoas faziam um protesto, por volta das 19h10 desta quinta-feira, na frente do Palácio Guanabara, aos gritos de "Cabral renuncia!". Havia cerca de 250 policiais em frente ao local, que é a sede do governo do Estado.

Os manifestantes saíram do Largo do Machado e fecharam a rua das Laranjeiras (zona sul do Rio). À frente da manifestação havia uma faixa onde está escrito "Somos a Rede Social". Eles gritam palavras de ordem contra o governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), e o empresário Eike Batista.

Acompanhe ao vivo os protestos pelo país
Manifestantes voltam a entrar em confronto no Rio
Sindicatos fazem manifestações em 23 Estados

Uma outra manifestação, que ocorre na região central do Rio, teve ao menos dois confrontos entra o final da tarde e a noite desta quinta-feira. A passeata passava pela região da Cinelândia, ponto final da caminhada, quando o grupo começou a atirar pedras e pedaços de pau contra os policiais.

No momento em que começaram a atacar os policiais, o movimento anarquista Black Blocs tinha formado uma linha na frente da passeata. De trás dessa linha, um coquetel molotov foi arremessado contra os policiais que estavam na esquina. Policiais do Batalhão de Choque, que estavam mais distante, voltaram jogando bombas de gás lacrimogêneo.

Houve correria, com grupos se dispersando em direção à Praça 15 e à Cinelândia. No meio do tumulto, do alto de um carro de som da CUT, um dos organizadores pedia para que as pessoas não corressem e continuassem a caminhada. Ao mesmo tempo, o sistema de som começou a tocar o Hino Nacional.


Endereço da página:

Links no texto: