Folha de S. Paulo


Manifestantes voltam a entrar em confronto com a polícia no Rio

Houve um novo confronto, no início da noite desta quinta-feira, entre o grupo de manifestantes ligado ao movimento anarquista Black Blocs e os policiais militares, durante o protesto que reúne cerca de 2.500 pessoas na região central do Rio.

A passeata passava pela esquina da avenida Almirante Barroso, perto da Cinelândia, ponto final da caminhada, quando o grupo começou a atirar pedras e pedaços de pau contra os policiais. O material estava escondido debaixo de várias bancas de jornais ao longo da avenida Rio Branco.

Acompanhe ao vivo os protestos pelo país
Sindicatos fazem manifestações em 23 Estados

No momento em que começaram a atacar os policiais, o grupo tinha formado uma linha na frente da passeata. De trás dessa linha, um coquetel molotov foi arremessado contra os policiais que estavam na esquina. Policiais do Batalhão de Choque, que estavam mais distante, voltaram jogando bombas de gás lacrimogêneo.

Houve correria, com grupos se dispersando em direção à Praça 15 e à Cinelândia. No meio do tumulto, do alto de um carro de som da CUT, um dos organizadores pedia para que as pessoas não corressem e continuassem a caminhada. Ao mesmo tempo, o sistema de som começou a tocar o Hino Nacional.

Marco Antonio Matins/Folhapress
Membros do grupo anarquista Black Bloc durante ato no Rio; eles ignoram pedidos de organizadores e usam máscaras
Membros do grupo anarquista Black Bloc durante ato no Rio; eles ignoram pedidos de organizadores e usam máscaras

Testemunhas falaram que alguns dos manifestantes que atacaram os policiais estariam armados e que quando o grupo entrou pela rua, armado, policiais femininas que cuidavam da segurança de prédios públicos naquele trecho se refugiaram em prédios. Policiais então entraram pela rua, perseguindo os manifestantes, atirando para o alto.

Há pouco um reforço do Batalhão de Choque entrou pelo outro extremo da avenida. Os manifestantes estavam entre os dois grupos de policiais por volta das 18h50.

Um carro que estava estacionado na avenida Almirante Barroso foi incendiado por manifestantes, que também espalharam lixo pela rua e atearam fogo. Havia vários focos de incêndio no trecho da avenida Rio Branco entre a Almirante Barroso e a Cinelândia, por volta das 18h40.

Um outro confronto já tinha ocorrido na esquina das avenidas Presidente Vargas e Rio Branco. A confusão começou pouco após um homem ser detido e logo depois liberado pelos policiais. Manifestantes que estavam no fim do protesto começaram a atirar objetos em direção aos policiais, que reagiram usando jatos de spray de gás de pimenta.

OUTRO ATO

Em um outro protesto, cerca de 500 pessoas faziam um ato, por volta das 19h, na frente do Palácio da Guanabara aos gritos de "Cabral renuncia!". Havia 250 policiais em frente ao local, que é a sede do governo do Estado.

Os manifestantes saíram do largo do Machado e fecharam a rua das Laranjeiras (zona sul do Rio). À frente da manifestação há uma faixa onde está escrito "Somos a Rede Social"


Endereço da página:

Links no texto: