Folha de S. Paulo


Homem é detido antes de início de passeata no centro do Rio

Cerca de 2.000 pessoas, de acordo com a Polícia Militar, estão reunidas na praça da Candelaria, centro do Rio de Janeiro, onde iniciaram a passeata pelo Dia Nacional de Luta, movimento convocado pelas centrais sindicais em todo o país.

Um rapaz foi detido --antes mesmo do início da passeata-- e levado para a 4ª DP (Central do Brasil). Ele chegava ao local de encontro, de máscara, com um grupo de 60 estudantes quando um policial militar pediu que ele se identificasse.

O rapaz se recusou e acabou detido. O grupo se desligou da passeata e seguiu em direção à Praça 15. Do alto dos carros de som, os sindicalistas pedem para quem está usando mascara deixe a passeata.

Em torno da igreja da Candelaria, no cruzamento das avenidas Rio Branco com a Presidente Vargas, estão reunidos representantes de, pelo menos, quatro centrais sindicais: CUT (Central Única dos Trabalhadores), UGT (União Geral dos Trabalhadores), Força Sindical e CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil).

Além das centrais, há estudantes da UNE (União Nacional dos Estudantes), representantes de médicos, enfermeiros e policiais civis. Todos reinvidicam melhorias nas condições de trabalho e nos salários.

A previsão de que a manifestação percorra toda avenida Rio Branco até a Cinelândia, também no Centro do Rio.


Endereço da página: