Folha de S. Paulo


Briga em sindicato de motoristas termina em tiroteio em São Paulo

Oito pessoas ficaram feridas na noite desta quarta-feira durante uma briga no Sindmotoristas (sindicato dos motoristas de ônibus), na região central da capital paulista, segundo o tenente da PM Alexandre Martins. Ao menos três dessas pessoas teriam sido baleadas. Não há informações de como a confusão começou.

O desentendimento aconteceu pouco antes do início das eleições para decidir a nova diretoria do sindicato, que estava prevista para começar à 0h de quinta-feira.

Segundo a chapa de oposição, integrantes foram à tarde ao local para acompanhar a saída das urnas, mas foram impedidos. Manifestantes se concentraram em frente ao local novamente no começo da noite, quando foram atingidos por rojões, depois por tiros disparados de cima para baixo, provavelmente de dentro da sede do sindicato.

As vítimas foram levadas para hospitais da região, mas ainda não foi informado o estado de saúde delas.

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) apoia a oposição. O sindicato hoje é filiado à Nova Central Sindical. A disputa eleitoral se acirrou nas últimas semanas, quando a oposição passou a promover atos nas garagens e nos terminais e fazer acusações contra Isao Hosogi, presidente do sindicato desde 2004 e candidato à reeleição.

Fabio Braga/Folhapress
Homem fica ferido em briga no sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo; desentendimento ocorreu antes da eleição
Homem fica ferido em briga no sindicato dos motoristas de ônibus de São Paulo; desentendimento ocorreu antes da eleição

PROTESTO

Na manhã de hoje, membros da oposição do sindicato fecharam 16 terminais de ônibus de São Paulo em protesto. Os bloqueios duraram cerca de quatro horas e afetaram ao menos 400 das 1.320 linhas da cidade.

Os bloqueios de hoje ocorreram devido a uma disputa interna do sindicato da categoria. O grupo, porém, é apoiado por centrais sindicais e pretende fechar todos 29 terminais da cidade às 9h de amanhã, também como parte do "Dia Nacional de Lutas".

Segundo a SPtrans (empresa municipal de transporte), foram bloqueados hoje os terminais Santo Amaro, Parque D. Pedro 2º, Capelinha, Campo Limpo, Grajaú, Varginha, João Dias, Lapa, Cachoeirinha, Pirituba, Casa Verde, Vila Prudente, Jabaquara, metrô Santana, Sacomã e Mercado, do Expresso Tiradentes.


Endereço da página: