Folha de S. Paulo


Cade e PF investigam cartel em licitações de trens e metrô de SP e do DF

A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) investiga indícios de formação de cartel em licitações públicas de trens e metrô em São Paulo e no Distrito Federal.

A investigação veio a público nesta quinta-feira (5), quando foi deflagrada em conjunto com a Polícia Federal a Operação Linha Cruzada, que cumpriu mandados de busca e apreensão na sede de 13 empresas nas cidades de Brasília, São Paulo, Hortolândia e Diadema.

Monotrilho de São Paulo vai abrir só em 2016, afirma Alckmin

Os indícios recolhidos pelo Cade apontam para formação de cartel na disputa de contratos de manutenção do metrô do Distrito Federal, de obras na Linha 5 e na Linha 2 do metrô de São Paulo e em diversas concorrências da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).

Segundo o órgão, a associação entre as empresas pode ter inflado o preço final das licitações, causando prejuízo aos cofres públicos.

O caso começou a ser apurado após a denúncia de um dos participantes do suposto esquema. Ele acertou com o Cade o chamado "acordo de leniência", pelo qual o delator ganha imunidade administrativa e criminal em troca de informações.

Os documentos recolhidos na Operação Linha Cruzada serão analisados pelo Cade e, caso os indícios sejam confirmados, será instaurado um processo administrativo contra os envolvidos.


Endereço da página:

Links no texto: