Folha de S. Paulo


Vídeo flagra agressão a manifestantes no ABC; PM abre inquérito

A Policia Militar abriu um inquérito para apurar a denúncia de que PMs agrediram manifestantes durante um protesto ocorrido na última segunda-feira (1º) em São Bernardo do Campo (na Grande São Paulo). Dois vídeos divulgados na internet mostram a agressão.

As imagens mostram um grupo de manifestantes sendo encurralados pela polícia, que atira bombas de gás lacrimogêneo dos dois lado da rua. Em seguida, os PMs se aproximam e agridem os jovens com cassetetes. Um manifestantes que fica para trás sofre novas agressões após a dispersão, e depois é algemado.

Em nota, a PM afirmou que "de acordo com as provas obtidas, os policiais militares envolvidos serão processados, podendo ser demitidos, além de arcarem com as consequências penais de seus atos."

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

O protesto chegou a bloquear a rodovia Anchieta e chegou à região central da cidade. Cerca de 5.000 pessoas participaram do ato, segundo os organizadores. Com apoio do Movimento Passe Livre, o grupo reivindica revogação do aumento das tarifas de ônibus e melhorias na mobilidade urbana.

Manifestantes disseram ter entrado em confronto com PMs após chegar ao paço municipal. Policiais teriam pedido para que eles abaixassem e deitassem. Após desobedecer ao comando, os policiais teriam jogado bombas de gás lacrimogêneo e atirado balas de borracha.

Durante o ato, um jovem foi atingido por um tiro disparado por um homem que passava de carro pelo local. Um outro rapaz foi atingido por bala de borracha no olho e na cabeça. Os dois foram para o hospital central receber atendimento médico.

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares


Endereço da página:

Links no texto: