Folha de S. Paulo


Prefeitura de São Paulo atrasa entrega de uniforme de inverno

Todos os dias, Geovani Otaviano, 6, sai de casa às 6h30 e vai de bermuda e camiseta do uniforme para a escola. No mês passado, o frio apertou e ele precisou pegar calça e blusa emprestadas do primo, porque ainda não tinha recebido o uniforme de inverno.

Na primeira semana em que foi à escola mais agasalhado, foi barrado na aula de educação física da Emef Manoel Carlos de Figueiredo Ferraz, na zona sul de São Paulo, pois estava de calça jeans.

"A direção não deveria cobrar dos alunos o uso do uniforme, porque não entregaram tudo, só camisetas, uma blusa e uma bermuda. Falta calça, tênis, meia e mais uma blusa quente", diz Glaucia Oliveira, 39, mãe de Geovani.

O garoto é uma das 663.631 crianças que aguardam os kits de inverno distribuídos pela prefeitura aos alunos da rede municipal de ensino (o município tem quase 1 milhão de alunos matriculados).

Os kits são divididos entre verão e inverno. No primeiro, são enviados aos alunos cinco camisetas, uma bermuda e uma blusa. No segundo, um par de tênis, cinco de meias, uma calça e uma blusa.

Avener Prado/Folhapress
Crianças chegam à Emef Manoel Carlos de figueiredo Ferraz, na zona sul; alunos não receberam uniformes de inverno
Crianças chegam à Emef Manoel Carlos de figueiredo Ferraz, na zona sul; alunos não receberam uniformes de inverno

O cronograma da Secretaria da Educação previa que os kits de verão fossem entregues até junho e os de inverno, até julho. Ou seja, os uniformes de verão foram entregues no outono e no inverno e os demais, se tudo correr bem, na metade do inverno.

Segundo pais de alunos da Emef Manoel Carlos, os kits de verão chegaram em abril e os de inverno, não têm previsão. Algumas mães disseram que foram informadas pela diretoria que neste ano não devem chegar mais uniformes.

"A secretaria disse que o Haddad cortou os uniformes porque tem criança que não usa, mas é porque não tem uniforme", diz Carla Ketllyn, 23, mãe de Luiza Oliveira, 6.

Uma assistente da direção da escola que não quis se identificar afirmou que as crianças matriculadas neste ano não receberam nenhum kit e que a prefeitura não deu informações sobre a entrega.

O atraso não ocorre só nessa Emef. A reportagem entrou em contato com escolas das 13 diretorias de ensino e constatou que nenhuma recebeu os kits de inverno.

Uma funcionária da Emef Dias Gomes, na zona leste, diz que a previsão de recebimento das peças de inverno era para junho, mas que ainda não chegou nada.

Avó de Leonardo, 6, Matilde Martins, 51, não consegue manter limpas todas as peças do uniforme do neto. Ela tem mais um problema: o menino tem passado frio com o uniforme que chegou.

"Eu perguntei se não viria camiseta de manga longa pro inverno e a diretora falou pra colocar a camiseta por cima de uma longa que ele tivesse."

OUTRO LADO

De acordo com a Secretaria Municipal da Educação de São Paulo, os uniformes de verão estão na fase final de entrega e os de inverno começaram a ser distribuídos na sexta-feira da semana passada.

A secretaria afirma que "o atraso deste ano se deu pela não aquisição de itens pela gestão anterior".

Ainda conforme a pasta, a atual administração teve que fazer neste ano a licitação para aquisição dos kits, quando o normal é que a concorrência seja feita no ano anterior à entrega.

A assessoria de imprensa do ex-prefeito Gilberto Kassab (PSD) disse que a licitação não foi feita no ano passado por causa do rompimento do contrato com duas empresas fornecedoras de peças do kit.

Segundo a assessoria, o assunto foi discutido com uma equipe do atual prefeito, Fernando Haddad (PT), em 2012.


Endereço da página: