Folha de S. Paulo


'Cabeça' do tatuzão chega a linha 5-lilás do metrô de SP

A máquina que irá escavar metade da expansão da linha 5-lilás do metrô de São Paulo recebeu na manhã desta segunda-feira uma roda de corte de 10,6 metros de diâmetro. É a maior já usada no país, segundo o Metrô.

A peça, de 150 toneladas, começou a ser montada hoje na estrutura do tatuzão, como é conhecida a máquina de escavação, mas ela só irá começar o trabalho no fim do mês de agosto.

Danilo Verpa/Folhapress
Shield, máquina tuneladora conhecida como tatuzão, que vai escavar metade da expansão da linha 5-lilás do metrô
Shield, máquina tuneladora conhecida como tatuzão, que vai escavar metade da expansão da linha 5-lilás do metrô de São Paulo

Serão necessários até 40 dias para aprontar a estrutura, que pesa 1.500 toneladas, tem 20 motores e mede mais de 70 metros. De fabricação alemã, a máquina é operada por uma empresa italiana --são 180 pessoas em três turnos diários. Dentro dela há até refeitório e sala de enfermagem.

A máquina foi a mesma usada na escavação da linha 4-amarela, mas teve componentes trocados por causa do aumento do diâmetro do túnel. Na outra linha, são 9,4 metros.

SEGURANÇA

Quando estiver na ativa, o tatuzão terá capacidade para cruzar o bairro do Campo Belo, na zona sul da capital paulista, a uma velocidade de até 15 metros por dia --adicionando 3.241 anéis de concreto ao túnel.

A tuneladora foi montada em um poço aberto próximo à avenida dos Bandeirantes, e fará um percurso de 4,8 km passando por seis estações. O trabalho, até 400 metros depois a estação Chácara Klabin, deve ser concluído em 22 meses, segundo o Metrô.

O governo garantiu que, apesar de cruzar uma área com muitas casas, não haverá impacto nas construções por causa das obras.

"Onde o tatuzão cava, ele é mais seguro. A medida que ele acaba de passar, ele escora tudo. Em qualquer caso, a medida de acompanhamento é milimétrica", disse o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

Segundo técnicos, com deslocamentos de terra acima de 15 mm do planejado, a escavação para e ocorre uma avaliação.

MAIS DUAS

Outras duas máquinas menores irão escavar dois túneis paralelos desde um poço aberto na avenida Adolfo Pinheiro até o poço da Bandeirantes, passando por quatro estações.

Uma delas começa a escavar em agosto, e a outra em setembro --por medida de segurança, elas não irão trabalhar paralelamente.

Para acelerar a expansão da rede, será a primeira vez que o Metrô usará três tatuzões simultaneamente. A ampliação da linha 5-lilás tem 11,5 km e a previsão é que fique pronta até o primeiro semestre de 2016.

"Nós estamos estudando a possibilidade de entregar em etapas, não é simples essa engenharia. Mas o importante é ter os três tatuzões, operando simultaneamente para entregar o mais rápido possível", disse hoje o governador Geraldo Alckmin (PSDB).

"Esperamos antes do aniversário da cidade de São Paulo, no ano que vem, entregar a primeira das estações, que é a Adolfo Pinheiro", afirmou. Antes o Metrô afirmava que a inauguração seria em dezembro, mas Alckmin disse que, "com mais segurança, [será] janeiro".

O secretário Jurandir Fernandes disse que a estação terá operação parcial entre novembro e dezembro deste ano. E que ainda não sabe se até o aniversário de São Paulo já terá operação plena ou apenas pré-comercial, ou seja, apenas fora dos horários de pico.

VERBA

Alckmin disse que irá a Brasília nesta semana para discutir com a presidente Dilma Rousseff verbas federais para três projetos de São Paulo na área de mobilidade.

Um deles uma é uma outra extensão de 3,7 km da linha 5-lilás. Serão mais três estações entre o Capão Redondo e o Jardim Ângela, na zona sul. Ele diz que o projeto funcional já está pronto, e que a obra está estimada em R$ 2 bilhões, pois não será subterrânea.

Outros projetos são um corredor de ônibus ligando Campinas a Santa Bárbara D'Oeste e um plano de modernização de 30 estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). (ANDRÉ MONTEIRO)


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