Folha de S. Paulo


Chuva diminui e SP sai do estado de atenção; ainda há alagamentos

As áreas de instabilidade que provocaram chuvas moderadas e fortes mais cedo perderam a força nas últimas horas e se deslocaram para o norte e leste da Grande São Paulo. Com isso, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, tirou a capital paulista do estado de atenção no final da tarde.

Segundo o órgão, por volta das 18h, os radares apontavam apenas precipitação fraca nos bairros mais extremos da zona norte, principalmente entre Perus, Jaçanã, Tremembé, Jaraguá, Brasilândia, Cachoeirinha e Mandaqui. No restante da cidade, havia registro apenas de chuviscos.

Apesar da redução das chuvas, ainda havia três pontos de alagamento por volta das 18h10. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) apontava ainda problemas em semáforos, sendo 14 apagados e 16 no amarelo intermitente. Havia ainda uma queda de árvore na av. Valentim Gentil e outra na rua Guararapes.

Amanhã, o dia ainda começa com muita nebulosidade e chuvas que diminuem no decorrer do dia, segundo o CGE. A sensação ainda deve ser de frio, com temperaturas variando entre 13ºC e 19ºC. Ainda há risco para alagamentos e deslizamentos de terra devido ao solo encharcado.

Já na quarta-feira, o tempo deve melhorar e o sol volta a atingir a capital paulista. A madrugada ainda deve ser gelada, com formação de neblina e temperaturas de 12ºC, à tarde, porém, os termômetros podem marcar até 23ºC.

Veja onde estão os pontos de alagamento:

- avenida Mercurio, altura praça São Vito, no sentido único;
- marginal Pinheiros, altura da ponte Eng. Roberto Rossi Zuccolo, pista local, sentido Interlagos;
- marginal Pinheiros, altura da rua Olívia Feder, pista local, sentido Castello Branco.

Joel Silva/Folhapress
Pessoas caminham com guarda-chuvas pela região da avenida Paulista, na região central de São Paulo
Pessoas caminham com guarda-chuvas pela região da avenida Paulista, na região central de São Paulo

JUNHO

Segundo dados do CGE, este mês de junho foi o segundo mais chuvoso desde 1995, com um acumulado de 134,6 mm. Este valor corresponde a 210% acima da média esperada para o mês que é de 43,4mm. Esse valor só perde para junho de 2012, quando a capital paulista registrou 191,4mm.

As chuvas são comuns nesta época do ano, apesar de menos intensas, e de normalmente serem causadas pela entrada de frentes frias. A região com mais chuvas acumuladas no mês é a zona oeste, com 156,6 mm. Em seguida estão zona norte (145,8 mm), centro (140,2 mm), zona sul (130,1 mm) e zona leste (123,1 mm).


Endereço da página:

Links no texto: