Folha de S. Paulo


Cidade belga abandona passe livre após 16 anos; veja

O "TV Folha" foi até o interior da Bélgica para mostrar a cidade citada por dirigentes do MPL (Movimento Passe Livre) como exemplo a ser seguido no Brasil.

Com pouco mais de 70 mil habitantes, Hasselt (a 90 km de Bruxelas) inovou em 1997 ao oferecer transporte público de graça para todos, mas vai voltar a cobrar pelas viagens de ônibus no ano que vem. A decisão é consequência da crise que tem obrigado a zona do euro a apertar suas finanças.

A cidade foi mencionada por Lucas Monteiro, um dos porta-vozes do MPL, no programa "Roda Viva", da TV Cultura, no último dia 17.

A ideia de abolir as catracas foi lançada pelo então prefeito Steve Stevaert, do Partido Socialista Flamengo. O projeto soou excêntrico à primeira vista, mas logo ganhou amplo apoio popular. Como a província de Limburgo já subsidiava 75% dos bilhetes, a prefeitura de Hasselt só precisou entrar com os 25% restantes para abolir a cobrança aos passageiros.

A reportagem mostra ainda a experiência na cidade de Agudos, no interior de São Paulo, que também adotou o passe livre para o transporte público. Veja:

Veja vídeo

Assista ao vídeo em tablets e celulares

Acompanhe a programação da TV Folha pelo Facebook
Veja todas as reportagens do programa "TV Folha" aqui


Endereço da página:

Links no texto: