Folha de S. Paulo


Comissão aprova criar vagão exclusivo para as mulheres em SP

Um projeto de lei que cria vagões exclusivos para as mulheres nos trens e no metrô de São Paulo foi aprovado pela Comissão de Transportes e deve entrar em breve na pauta do dia da Assembleia Legislativa.

De acordo com a proposta do deputado Geraldo Vinholi (PDT), a ideia é "coibir as oportunidades de assédio sexual" contra as passageiras.

Além dos trens e metrô, os ônibus também teriam que ser obrigados a estipular espaços reservados para as passageiras.

Se for aprovado pelos deputados, o projeto segue para a sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que terá 180 dias para regulamentar a proposta.

A ideia é que os vagões e os assentos nos ônibus sejam devidamente identificados.

O deputado Gerson Bittencourt (PT) deu parecer favorável ao projeto por conta da superlotação do transporte no horário de pico.

"Os efeitos psicológicos decorrentes dessa bolinação são gravíssimos, trazendo sérias consequências como: insegurança, culpa, depressão, problemas sexuais e de relacionamento íntimo, fobias, entre outros", afirmou o parlamentar em seu parecer.

A cidade do Rio de Janeiro tem desde 2006 vagões do metrô voltados para mulheres nos horários de pico. Eles funcionam nos dias de semana das 6h às 9h e das 17h às 20h. (GIOVANNA BALOGH)

Alexandre Campbell - 24.abr.2006/Folhapress
Vagão exclusivo para mulheres funciona desde 2006 no Rio de Janeiro; proposta é para coibir assédio sexual nos horários de pico
Vagão exclusivo para mulheres funciona desde 2006 no Rio de Janeiro; proposta é para coibir assédio sexual nos horários de pico

Endereço da página: