Folha de S. Paulo


Polícia apreende armas brancas e livro na casa de suspeito de vandalismo

A Polícia Civil do Rio de Janeiro realizou na manhã desta quarta-feira (26) busca e apreensão na casa de Arthur dos Anjos Nunes, 21, em Itaboraí. Além de facas, martelos, soco inglês e "nunchaku" (arma de artes marciais), agentes recolheram um livro sobre a história punk.

Entre o material apreendido estava o livro "Mate-me por favor" (L&PM), dos norte-americanos Legs McNeil --jornalista que batizou o movimento punk-- e Gillian McCain. A publicação conta a história do movimento punk com entrevistas de artistas do estilo.

De acordo com o delegado Mario Andrade, o livro, além das fotos e cartazes apreendidos, "demonstram o perfil" do suspeito. "[O livro foi apreendido] para demonstrar a ideologia dele frente a nação brasileira, de defesa da anarquia", disse o delegado.

Nunes teve a prisão temporária de cinco dias decretada pela Justiça e está foragido. Ele foi indiciado sob suspeita de formação de quadrilha, dano ao patrimônio, porte de artefato explosivo e tentativa de homicídios contra um policial linchado próximo à Assembleia Legislativa na segunda-feira da semana passada.

"No contexto em que ocorreram os fatos, mostra que é uma pessoa que não foi fazer uma manifestação pacífica", disse Andrade.

Além do livro, a polícia apreendeu martelos, facas, um soco inglês e um "nunchaku" --arma de artes marciais composta por dois bastões ligados por uma corrente. As fotos mostram Nunes com grupos anarquistas no Rio e em frente ao Congresso Nacional. Há faixas com símbolos punks e anarquistas.

Italo Nogueira/Folhapress
Armas brancas e livro apreendidos na casa de suspeito de vandalismo no Rio
Armas brancas, fotos e livro apreendidos na casa de suspeito de vandalismo no Rio

Endereço da página: