Folha de S. Paulo


Lentidão diminui em SP, mas continua acima da média; há alagamentos

O congestionamento na cidade São Paulo diminuiu na tarde desta quarta-feira após a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) registrar a maior lentidão do ano durante a manhã de hoje. Os problemas foram causados principalmente pelas chuvas, que alagaram vários pontos do município e prejudicaram o funcionamento de semáforos.

Às 16h, o sistema de monitoramento da CET registrava 73 km de lentidão em toda a cidade, equivalente a 8,4 % dos 868 km das vias monitoradas.

No mesmo horário, havia três pontos de alagamento na cidade. Um deles, na rua Costa Barros (zona leste), era intransitável na altura da rua Barbeiro de Sevilha, em ambos os sentidos.

Outras três vias estavam alagadas, mas era possível transitar. Uma delas é a avenida Otaviano Alves de Lima, na região da ponte Júlio de Mesquita Neto, na zona norte. A outra era a rua João Jacinto, no sentido centro, na altura da rua São Caetano, no centro.

Na zona oeste, o alagamento afetava a rua Brigadeiro Haroldo Veloso, na altura da avenida Cidade Jardim.

Mais cedo, foram registrados 149 km de filas às 10h. O recorde anterior era de 148 km e foi registrado no dia 5 de abril por conta de uma chuva que também atingiu a cidade.

Segundo a CET, a cidade ainda tem 53 semáforos com problemas --sendo 20 apagados e 33 no amarelo intermitente-- e duas árvores caídas. Pela manhã, a queda de uma árvore bloqueou as três pistas da rua Funchal (zona oeste da cidade), na altura do número 203, no sentido centro. O mesmo aconteceu na avenida Nove de Julho, na altura do número 2021.

Por volta das 16h, a CET registrava 54 km de vias congestionadas, o que representa 6,2 % dos 868 km de vias monitoradas. A pior região era a zona oeste, com 19 km de filas. Segundo a CET, a média do horário é de apenas 5,1%.

PREVISÃO

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências de São Paulo, a chuva deve seguir até a quinta-feira.

A sexta-feira começará com uma leve chuva. Durante a manhã e a tarde, o céu permanecerá nublado. À noite, deve voltar a chover.


Endereço da página:

Links no texto: