Folha de S. Paulo


Haddad cancela licitação para contratar empresas de ônibus de SP

O prefeito Fernando Haddad (PT) anunciou nesta quarta-feira (26) o cancelamento da licitação com as empresas de ônibus.

De acordo com o prefeito em entrevista ao "SPTV", da Rede Globo, a ideia é criar um Conselho de Transporte para abrir as planilhas com os gastos do transporte antes de assinar o contrato com as viações.

A medida foi anunciada após a onda de protestos que atinge o país e após a prefeitura ser pressionada pela população a reduzir o valor da passagem de ônibus. "Não podemos assinar um contrato de 15 anos sem a participação popular. Vamos chamar usuários, movimentos sociais, Ministério Público e abrir as planilhas", afirmou. O valor da licitação estimado é de R$ 45 bilhões para o período.

Sem dar detalhes, Haddad disse que vai prorrogar os contratos atuais para que o assunto seja discutido com a sociedade.

Na entrevista, o prefeito também anunciou que determinou, até o final do ano, 220 km de faixas exclusivas para os ônibus. A ideia, segundo ele, é dar mais velocidades para os coletivos e, com isso, diminuir os custos com o transporte.

Segundo ele, importantes vias da cidade terão as faixas exclusivas para priorizar o transporte coletivo, entre elas, a marginal Tietê que já implantou a faixa e a Pinheiros, que terá a pista exclusiva na próxima segunda-feira (1). Segundo ele, a avenida 23 de Maio também será beneficiada. "Todas as grandes avenidas de São Paulo vão contar com faixas exclusivas", afirmou.

Haddad ressaltou também que, para melhorar o transporte público, assinou o contrato para a criação de 66 km de corredores de ônibus ainda neste ano. Durante a campanha eleitoral, ele prometeu construir 150 km até o fim do mandato.


Endereço da página: