Folha de S. Paulo


Manifestação reúne 35 mil na Paulista; 3 mil permanecem bloqueando avenida

A manifestação contra a PEC 37 reuniu cerca de 35 mil pessoas na avenida Paulista neste sábado, segundo o último balanço da Polícia Militar.

Grande parte do público já dispersou e até às 21h30 havia 3 mil pessoas, que bloqueavam a Paulista no sentido Consolação.

Cartazes e faixas contra a corrupção e a ausência de grupos organizados marcaram o ato até o final da tarde, momento em que foi registrado o maior pico de pessoas na avenida.

Os dois sentidos da avenida em frente ao Masp foram bloqueados. No fim da tarde, a manifestação também provocou a interdição da rua da Consolação, nos dois sentidos, na altura da rua Caio Prado.

Não havia sinais de partidos nem outros grupos que lideraram a série de protestos em São Paulo nas últimas duas semanas. O Movimento Passe Livre desapareceu no ato de hoje. Surgiram grupos de médicos com faixas cobrando qualidade na saúde e mensagens com críticas à contratação de profissionais estrangeiros.

Além da PEC 37, pequenos grupos gritavam contra o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) e a presidente Dilma Rousseff. Predomina o verde-amarelo.

Segundo a Polícia Militar, havia, por volta das 19h30, 35 mil pessoas na avenida; às 17h30 a conta era de 4.000 manifestantes, com um intenso vaivém de pedestres.

Nenhum incidente foi registrado. Apesar do clima tranquilo, as portas do Conjunto Nacional e do Center 3, voltadas para a Paulista, ficaram fechadas. Um show de rock acontecia em frente ao Center 3.

Turistas estrangeiros, comuns aos finais de semana na Paulista, aproveitam para tirar fotos.

À noite, pelo Twitter, a PM afirmou que a manifestação tinha "perfil bem diferente" e que havia "muito mais crianças do que o percebido em outros dias".

PEC

A PEC (proposta de emenda constitucional) retira o poder de investigação dos ministérios públicos federais e estaduais. O projeto, em trâmite no Congresso, prevê que somente as polícias poderão fazer apurações na área penal.

A previsão é que os manifestantes sigam depois até o centro, passando pela rua da Consolação, viaduto do Chá e rua Líbero Badaró, até chegar à rua Riachuelo, onde fica a sede do Ministério Público Estadual.

PROTESTOS

Outras 11 cidades têm manifestações programadas para este fim de semana. A maioria dos atos é contra a corrupção e a PEC 37, além de reivindicações por melhorias nos serviços públicos, como saúde e educação.

No Rio de Janeiro, um protesto está marcado para amanhã (23) no posto 4 da praia de Copacabana.

Cerca de mil pessoas, de acordo com a organização, protestaram hoje pela manhã na avenida Celso Garcia, na zona leste de São Paulo. A manifestação era composta por trabalhadores da rede conveniada da prefeitura --composta por creches, abrigos e outros-- que reivindicavam seis horas de trabalho e reajuste salarial de 15%.

Em Goiânia (GO), aproximadamente 200 pessoas se reuniram contra a emenda constitucional. Em Mossoró (RN), segunda maior cidade do Estado, 2 mil pessoas protestaram pela manhã contra a insegurança.


Endereço da página:

Links no texto: