Folha de S. Paulo


Só 25% dos manifestantes defendem tarifa zero em SP, diz Datafolha

Apesar de os protestos na avenida Paulista, no centro de São Paulo, terem sido convocados pelo MPL (Movimento Passe Livre), que tem entre suas bandeiras a tarifa zero, apenas 25% dos manifestantes acham que a passagem deveria de fato ser gratuita. Na média, o valor para ônibus, trem e metrô deveria ser de R$ 2.

A conclusão é de uma pesquisa Datafolha feita na quinta-feira com 551 entrevistas na Paulista, durante ato que celebrou a redução da tarifa. A pesquisa apontou ainda que os meios de transporte mais usados pelos manifestantes são metrô (79%) e ônibus (64%). Se considerada toda a média de toda a cidade, o índice dos que usam ônibus é maior: 73%.

Joaquim Barbosa lidera corrida presidencial entre manifestantes

PERFIL

O Datafolha traçou também um perfil do manifestante que foi à Paulista na quinta-feira: a maioria absoluta dos participantes dá apoio à democracia (87%).

Apenas 5% disseram que, sob determinadas circunstâncias, uma ditadura é melhor que o regime democrático.

A maioria dos manifestantes têm entre 21 e 35 anos (63%), têm ensino superior (78%) e não têm partido --72%, contra 84% do ato de segunda-feira passada, iniciado no largo da Batata, na zona oeste de São Paulo. PT e PSDB obtiveram 6% de simpatizantes cada um.

Editoria de arte/Folhapress

ORIENTAÇÃO

A orientação política do grupo que foi à Paulista está majoritariamente ao centro (31%) e à esquerda (22%), o que se traduz nas posições que defendem: contrários à adoção da pena de morte, ao porte de armas e defensores de a sociedade aceitar o homossexualismo (88%).

Extremos liberais são a maioria (32%) e conservadores extremos, a minoria (2%).

Protestar contra a corrupção foi a razão de metade dos manifestantes, à frente da luta contra o aumento da passagem (32%).

Trata-se de um resultado esperado: no dia anterior, o prefeito Fernando Haddad (PT) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB) já haviam decidido reduzir a tarifa do transporte público.

Colaborou a Sucursal de Brasília


Endereço da página:

Links no texto: