Folha de S. Paulo


PM, Dilma e Alckmin são alvos de memes sobre protestos; veja imagens

A onda de protestos que ocorrem no país não passou batida pelos piadistas nas redes sociais. Vários memes que usam do bom humor para fazer críticas --que vão desde a ação da polícia até o aumento da tarifa do transporte público-- circulam rapidamente em meio ao aumento repentino da interação na internet causada pelas ações.

Geraldo Alckmin, Dilma Rousseff e até personalidades internacionais, como Lady Gaga e Mark Zuckerberg, entraram na onda de brincadeiras relacionadas às manifestações.

Veja o resumo dos 14 dias de protestos na capital paulista
Curitiba terá protesto 'lúdico' nesta sexta, afirma organizador
Excessos de vândalos e policiais devem ser punidos, diz Cabral

O tumblr "Polícia Pacífica", por exemplo, adotou como alvo a foto tirada na quinta-feira da semana passada (13) durante o protesto mais violento da série, que deixou um saldo de mais de 200 pessoas presas e inúmeras feridas, dentre elas sete jornalistas da Folha.

Na foto original, o policial aparece jogando spray de pimenta em um cinegrafista no início da manifestação, próximo ao viaduto do Chá, no centro da cidade. A página decidiu recortar o PM e colocá-lo nas situações mais inusitadas --todas pacíficas, como diz o nome da página. Nelas, o PM aplica desodorante em um homem e desenha um coração na parede, por exemplo.

Nem personagens que já viraram memes em outras ocasiões foram poupadas.

José Serra, que em 2012 ganhou uma série de montagens baseadas em uma foto em que perde o sapato ao chutar uma bola durante a campanha eleitoral, voltou agora chutando a sede da Prefeitura.

Já a modelo Nana Gouvêa aparece em fotos ao lado de cenas de destruição --assim como no meme gerado no ano passado após a própria modelo divulgar fotos posando ao lado de carros quebrados e árvores caídas em Nova York durante a passagem do furacão Sandy.


Endereço da página:

Links no texto: