Folha de S. Paulo


Prefeitura do Recife reforça segurança após depredação

A possibilidade de um novo protesto no Recife nesta sexta-feira (21) fez a prefeitura reforçar a segurança no prédio, depois que a sede da administração municipal foi depredada na noite de quinta-feira (20).

A manifestação de ontem, que reuniu 52 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, foi pacífica durante quase todo o percurso, mas terminou com 31 pessoas detidas por agressão, ameaça, roubos e tumultos.

Veja o mapa dos protestos que acontecem pelo país
Quais as novas bandeiras? Veja no protestômetro
Cristovam Buarque defende fim dos partidos
Eduardo Scolese: Sem convicção, Dilma olha para o teto e lembra Lula

Três homens que não foram identificados estão presos por tentar invadir a prefeitura, que foi atacada com pedras e rojões.

Segundo a prefeitura, guardas municipais e policiais militares ficaram feridos, mas a administração municipal não informou o número de vítimas.

Três vidraças da fachada do prédio, no centro do Recife, foram quebradas. Os baderneiros arrancaram pedras portuguesas das calçadas e depredaram um ponto de ônibus, um telefone público, lixeiras, a guarita e a vidraça da entrada do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) e a janela do prédio da empresa de telefonia Oi. Todos os imóveis ficam na mesma rua.

O prefeito Geraldo Julio (PSB) lamentou os atos "orquestrados" de vandalismo que, segundo ele, foram praticados "de maneira premeditada" por "uma minoria que não representa a manifestação".

Questionado sobre o passe livre para estudantes da rede municipal, o prefeito disse que ainda não há data para implementação de sua promessa de campanha, que ainda está em estudo.

EDUARDO CAMPOS

O governador Eduardo Campos (PSB) preferiu não realizar agenda pública nesta sexta-feira e não comentou os protestos pelo país. Ele foi um dos principais alvos da manifestação de quinta-feira.

A segurança do Centro de Convenções, em Olinda, sede provisória do governo de Pernambuco, está com a segurança reforçada desde ontem.

Um novo protesto foi marcado para hoje pelo Facebook. A página do evento, no entanto, foi apagada e um novo ato foi marcado, porém sem adesão significativa. A prefeitura informou que, se o protesto se confirmar, os servidores serão liberados mais cedo.

Desde ontem as tarifas de ônibus da região metropolitana do Recife recuaram dez centavos em relação ao preço em vigor desde janeiro deste ano. O governo do Estado repassou a desoneração das alíquotas de PIS e Cofins, concedida pelo governo federal no início de junho.

Com a redução, a menor tarifa é de R$ 1,40 e a maior, R$ 3,35.


Endereço da página:

Links no texto: