Folha de S. Paulo


Protestos pelo país registram atos de repúdio a partidos políticos

Atos de repúdio a partidos políticos foram recorrentes nas manifestações desta quinta-feira (20) pelo país.

Em Porto Alegre, militantes do PT com bandeiras do partido foram reprimidos aos gritos de "sem partido" ainda na concentração do ato, em frente à prefeitura.

Mais tarde, os mesmos militantes discutiram com outros participantes, que acusaram de "fascistas".

Integrantes do PSTU foram hostilizados em Belo Horizonte, Fortaleza e Londrina (PR), onde tiveram que baixar bandeiras a pedido de outros manifestantes.

Na capital cearense, militantes com bandeiras da central sindical Conlutas, ligada ao PSTU, foram recebidos aos gritos de "Oportunistas, abaixem as bandeiras". Como resposta, diziam: "A ditadura acabou".

Bandeiras da UJS (União da Juventude Socialista), ligada ao PC do B, foram reprimidas em Fortaleza.

Florianópolis também registrou tensão motivada pela presença de militantes partidários. Integrantes de siglas como PT e PSTU também foram reprimidos aos gritos de "sem partido, sem partido".

Outros manifestantes buscavam ficar longe da minoria de militantes para evitar associação com as bandeiras partidárias.

O grito "sem partido" foi ouvido ainda em Aracaju (SE), quando manifestantes apartidários encontraram representantes de PSTU, PSOL e PCB.

Em Vitória da Conquista (BA), a manifestação terminou com uma bandeira do PT rasgada. O PT está a frente da prefeitura da cidade há cinco mandatos consecutivos. O atual prefeito é Guilherme Meneses. (WILHAN SANTIN, AGUIRRE TALENTO, PAULO PEIXOTO, WILLIAM DE LUCCA, JEFFERSON BERTOLINI e MARIO BITTENCOURT)


Endereço da página: