Folha de S. Paulo


Presidente do PT apaga mensagem do Twitter que chamava petistas para protestos

O presidente do PT, Rui Falcão, retirou nesta quinta-feira (20) do Twitter a mensagem com a hashtag "#OndaVermelha", em que chamava seus leitores para se juntar aos protestos pelo país.

Seu site, porém, à noite ainda mostrava mensagens com referência à hashtag.

Veja o mapa dos protestos que acontecem pelo país
Manifestantes entram em confronto na av. Paulista; homem fica ferido
Manifestantes entoam palavras de ordem contra partidos em ato em SP

No ato na avenida Paulista, em São Paulo, houve confusão entre membros de partidos e militantes que se autodenominavam "nacionalistas". Depois da briga, os petistas presentes acabaram se retirando da manifestação.

Em entrevista à Folha publicada hoje, ele já havia conclamado a militância do partido a participar do protesto na avenida Paulista liderado pelo Movimento Passe Livre.

O presidente do PT também divulgou uma nota defendendo que a militância fosse às manifestações. "O PT vai pra rua! A luta por transporte público é uma bandeira histórica do PT!", afirmou.

Procurado, Falcão não foi localizado para comentar por que apagou a mensagem.

REPERCUSSÃO

O governador da Bahia, Jaques Wagner, criticou nesta quinta-feira (20) a adesão do PT ao protesto sem a definição de uma pauta específica de reivindicação. Afirmando que "o PT tem responsabilidade com a nação", Wagner disse temer a idolatria ao movimento.

"É correto o PT não hostilizar nem criminalizar o movimento. Agora, precisa saber como entra. Não pode engrossar uma coisa difusa. Tenho medo dessa glamourização".

Wagner evitou comentar o teor das entrevistas do presidente nacional do PT, Rui Falcão, que conclamou a militância do PT a engrossar as manifestações. Insistiu, porém, que o papel do partido é identificar as demandas e seus interlocutores dentro do movimento. Não "fazer massa". Se não, "vira Woodstock".

Enfrentando protestos no Estado, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, informou, por intermédio de sua assessoria, que não comentaria as declarações de Falcão nesta quinta-feira porque precisava se dedicar à segurança durante as manifestações.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, foi aconselhado a não polemizar com o presidente do PT.


Endereço da página:

Links no texto: