Folha de S. Paulo


Por causa de manifestações, segurança do Congresso bloqueia áreas de estacionamento

Em Brasília, as vias de acesso ao Congresso Nacional estão bloqueadas por cones desde a manhã desta quinta-feira, 20/6.

O bloqueio da área, onde os funcionários estacionam seus carros, foi determinado por causa das manifestações marcadas para hoje, terceiro dia de grandes protestos no centro do Distrito Federal.

O chefe da Polícia do Senado, Pedro Carvalho, disse que a medida é preventiva: "Nossa preocupação é evitar atos de vandalismo nos veículos e impedir que o patrimônio das pessoas que trabalham aqui seja violado".

Assessores da presidência do Senado disseram que não há qualquer comunicado oficial que oriente uma rotina diferente da normal. De acordo com a segurança da Casa, o Congresso manterá o funcionalmente normal e a polícia pode apenas precisar cerrar as portas caso os manifestantes tentem novamente invadir o prédio, como ocorreu na última segunda-feira (17).

O protesto em frente ao Congresso Nacional está previsto para a tarde de hoje. Os manifestantes pedem a redução do preço das passagens de ônibus, criticam os custos da Copa do Mundo e pedem a rejeição da proposta de emenda à Constituição que limita o poder de investigação do Ministério Público, a PEC 37.

Ao longo da semana, alguns parlamentares defenderam o adiamento da votação da PEC 37 para o segundo semestre. Deputados e senadores manifestaram apoio às manifestações, mas criticaram os atos de violência praticados por alguns grupos de manifestantes.

Senadores como Paulo Paim (PT-RS), Vanessa Graziotin (PCdoB-AM) e Eduardo Suplicy (PT-SP) reconheceram que o Poder Público precisa ouvir com mais atenção as reivindicações da população.

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse que os protestos são legítimos e avaliou que a mensagem mais importante que as manifestações deixam para as autoridades é a da humildade.


Endereço da página: