Folha de S. Paulo


Protesto em Macapá tem confronto e tiros de bala de borracha

Cerca de 8.000 pessoas participaram de um protesto na noite desta quarta-feira (19) em Macapá. A manifestação, que começou pacífica, terminou em confronto com a polícia e tentativa de invasão ao governo do Estado e à prefeitura.

O tumulto começou por volta das 19h, quando um grupo de pessoas começou a atirar pedras na sede da prefeitura e tentou derrubar o portão. Minutos depois, o grupo também tentou invadir o Palácio do Setentrião, onde fica a sede do governo estadual.

Policiais do Bope (Batalhão de Operações Especiais) usaram gás lacrimogêneo, spray de pimenta e balas de borracha para dispersar os manifestantes. Outras pessoas que estavam no local também foram atingidas. Ainda não há informações sobre o número de feridos.

Ruas foram bloqueadas. A sede da Junta Comercial do Amapá, da Secretaria Estadual de Educação e algumas lojas da avenida principal da cidade foram depredadas.

Ao menos dez pessoas foram detidas, de acordo com informações da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Uma policial foi atingida no rosto por uma pedra e precisou ser socorrida, segundo a secretaria.

PROTESTO

O protesto começou pacífico, por volta das 16h30. Após se reunirem na praça da Bandeira, manifestantes percorreram diversas ruas do centro da cidade.

Entre as principais reivindicações, estão a melhoria no transporte público e mais investimentos nas áreas de educação e saúde.


Endereço da página: