Folha de S. Paulo


Brasileiros na China fazem ato em apoio a protestos no Brasil

Além de manifestarem apoio em países da Europa, América do Norte e América do Sul, brasileiros que vivem na China também fizeram ato para se solidarizar com as manifestações que ocorrem no Brasil.

O ato foi realizado na cidade de Wuhan, que fica na província de Hubei, às 18h30 (horário de Pequim) desta terça-feira (18).

Protesto em Barcelona reúne cerca de 500 brasileiros
Cerca de 200 brasileiros fazem protesto em Florença, na Itália
Enquete: O movimento Passe Livre vai conseguir reduzir o preço das tarifas?
Vai participar? Envie sua foto para a Folha

Os participantes, em sua maioria, eram alunos de intercâmbio da Universidade de Hubei.

De acordo com Vítor Surian Gamba, um dos estudantes que participou do ato, a população chinesa não entendeu bem o que se passava.

"Aqui não existe liberdade de expressão e não estão acostumados a ver esse tipo de coisa", diz. "Qualquer tipo de manifestação é proibida aqui na China e estávamos sujeitos à algum tipo de repressão, concentramos nossas forças e nosso tempo em um debate bastante produtivo."

Ao final do encontro, os participantes redigiram um texto apontando os principais pontos que consideram importante, dentre eles, o apoio a uma melhoria nos serviços de transporte público e o repúdio à forma como as manifestações foram reprimida.

PARTICIPAÇÃO

Se você for participar ou se sentir prejudicado pela manifestação, envie seu relato ou imagens para a Redação. Elas poderão ser publicadas pela Folha.

O leitor pode acessar a página "Envie sua notícia" para enviar as informações (nome completo, idade e local), ou encaminhá-las diretamente pelo e-mail enviesuanoticia@grupofolha.com.br ou enviar pelo Instagram com a hashtag #InstaFolha09.

Editoria de Arte/Folhapress
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana
Clique na imagem e veja onde acontecerão os protestos ao longo da semana

Endereço da página:

Links no texto: