Folha de S. Paulo


Ministro das cidades evita se posicionar sobre tarifa zero

O ministro Aguinaldo Ribeiro (Cidades) evitou nesta quarta-feira (19) se posicionar sobre a gratuidade do transporte público. Em uma audiência pública da Câmara, Ribeiro defendeu ainda que não "existe formato ideal" para subsidiar a mobilidade urbana.

"Quando fala em gratuidade tem que ter uma definição de quem vai arcar com o custo da manutenção do sistema. Alguns países têm sistemas que atribuíram na gasolina percentual para subsídio, mas essa decisão passa por processo de discussão", afirmou.

Mantega se reúne para discutir projeto para desonerar transporte público
Fernando Haddad diz que reduzir tarifa agora seria medida populista

Durante o debate, deputados lançaram alternativas para mudanças no financiamento do sistema de transporte. O deputado Edson Santos (PT-RJ) sugeriu a criação de um fundo nacional de transporte público para subsidiar o setor e permitir a redução do valor das tarifas.

Para o ministro, a ideia é boa, mas depende de discussão dos municípios. Ribeiro considera legitimas as manifestações no país que cobram a redução de tarifa. "O fato é que nós temos aí uma necessidade efetiva da melhoria do transporte, a qualidade do transporte. Não é só fazer transporte, mas transporte de qualidade. Qualidade e capilaridade no sistema", disse.

Segundo o ministro, o governo federal já tomou várias medidas de desoneração a fim de abrir espaço para que as prefeituras possam reduzir o preço das tarifas de ônibus. Sobre os investimentos no setor, o governo tem investimentos de R$ 60 bilhões. "Investimentos dessa natureza não se fazem da noite para o dia", disse.


Endereço da página:

Links no texto: